DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sexta-feira, 4 de junho de 2010

AS PRIMEIRAS LUZES DO UNIVERSO




O telescópio espacial Spitzer efectuou uma observação, durante 10 horas, na região da constelação do Dragão e pode ter detectado as primeiras estrelas do universo. Essas estrelas teriam existido há mais de 13 mil milhões de anos. Eram descomunais, com uma massa umas cem vezes a massa do Sol. Viveram apenas uns poucos milhões de anos, (como acontece a todas as que têm grande massa), antes de dar origem a buracos negros. Recorde-se que a idade estimada para o Universo é de 13,7 mil milhões de anos.
Esta hipótese surge porque a câmara de infravermelhos do Spitzer, detectou esse tipo de radiação, nessa região do céu. A luz agora identificada é a das primeiras estrelas ou de gases muito quentes a ser sugados pelos primeiros buracos negros do Universo.
.
Imagem: JPL - NASA

5 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
vou aprofundar
no site da NASA,
obrigado
,
(amigo
tinha que ser no Dragôn,
com tantos Estádios no País)
srsrsrsr,
,
abraço,
,
*
,
*

lino disse...

Amigo,
Quando tento comentar o último poema dá uma mensagem de que a posta contém elementos de www.vidaalmaepoesia.com que contém software malicioso.
Experimentei noutros poemas anteriores e não dá tal mensagem.
Abraço

R. disse...

Muito interessante. O que resta das estrelas remete-me sempre para a ideia do que permanece depois da extinção de alguém ou de alguma coisa. E estas estrelas continuam a fazer-se presentes tantos milhares de milhões de anos depois... Obrigada pela revelação deste seu espaço. Foi uma descoberta muito agradável.

Selena Sartorelo disse...

Olá Vieira,

A ciência das ciências astronômicas.
Mede-se com precisão a idade da luz. O sentido da imensidão.
Difusa física venturosa.
A alquimia na era da tecnologia.
O tempo que o espaço tem.
Contem o tudo e o nada também.
O que contraria a teoria do com ou sem.
É sempre bom estar aqui.

beijos

Valquíria Calado disse...

Uma possibilidade... e o que me espanta em ciência da astronomia, é haver a possibilidade de se estudar uma estrela já extinta a tantos anos; mas tenho a curiosidade de saber pra onde vão as sugadas pelo buraco negro?
E fico a meditar... procuro explicações dentro da palavra, pois tudo tem mesmo explicação.
O mundo foi criado, mas o criador a cada dia renova sua obra, e a cada dia tomamos conhecimento das que foram criadas e já extintas.
beijos do meu jeito.