Os cometas são astros muito curiosos, por vezes espectaculares, que circulam dentro do Sistema Solar. Por isso, lhes chamam "vagabundos", ou "viajantes do Sistema Solar".
Orbitam em volta da estrela, como fazem a Terra e os outros planetas. Mas também como os pequenos corpos da Cintura de Asteróides que gravitam entre Marte e Júpiter e as duas outras descomunais cinturas de pequenos astros, que se encontram para além de Plutão.
Alguns asteróides que circulam pelo Sistema Solar são, provavelmente, velhos cometas que perderam toda a sua matéria volátil ao longo de milhões de anos de aproximações ao Sol.
Uns e outros são oriundos das citadas cinturas que se encontram para além de Plutão: a Cintura de Kuiper e a Nuvem de Oort, já imensamente distante do Sol. Esta última vai até a mais de meio caminho entre nós e a estrela mais próxima, a α de Centauro.
Basicamente, um cometa é um corpo de pequenas dimensões (até algumas dezenas de quilómetros de comprimento), que tem um núcleo sólido revestido por compostos gelados.
Quando se aproxima suficientemente do nosso astro-rei – numa das suas viagens orbitais – aquece, libertando parte dos seus voláteis. Algumas vezes, é possível observá-los a olho nu, desde a Terra e podem proporcionar grandes espectáculos visuais.
Para os romanos eram os astrum barbatum. E, no nosso país, eram conhecidas por "estrelas de rabo", para os mais antigos. Os chineses mais remotos viam-nos como pincéis, os hui, com que desenham as suas letras (o que é uma tradição milenar) e, como mostra a gravura que reproduzimos, certos povos guerreiros associavam as suas formas às armas que utilizavam!
continua
12 comentários:
Todos Nós temos um "Silêncio Oculto"... O Universo tem mts...!
Com Amizade
Abraço
Na realidade o universo esconde segredos muito bonitos e que ...você nos vai explicando...ser astrónomo deve ser "andar sempre com a cabeça na lua" porque o universo é um mundo...um mundo à parte.
beijo
Olá amigo Vieira,
Peço desculpa pelo atraso ,mas quero agradecer a sua visita ao meu blog, quanto ao seu vai para a lista dos meus sites preferidos ,gosto de astronomia apesar de não ser um grande entendido ,vejo no seu blog a oportunidade de aprender algumas coisas sobre o espaço.Serei visita da casa .
Um abraço e apareça
JOY
cometas, huuum, pareceme bem
uma maravilha...
obrigado pela partilha...
Olá. Fui uma sua ouvinte atenta na Universidade Sénior de Lagos (C.C.Lagos).As suas aulas agradaram a todos e temos pena que não regressasse.Foi com satisfação que tomei conhecimento do seu blog o que me dá a oportunidade de ir lendo alguma coisa sobre o espaço celeste descrito duma maneira bem simpática.Felicidades.
Hoje vim conhecer este blog. E achei muito interessante. Na verdade eu não entendo nada de astronomia mas gosto de ler. E dos cometas lembro-me de ter visto um era pequena e de ter levado imenso tempo impressionada com a imagem e amedrontada, porque era um meio de analfabetos, e supersticiosos que diziam que era um sinal de Deus, e que o mundo estava a acabar, porque estava escrito que quando viessem os sinais o fim estava próximo. Veja só a ignorância. Mas eu fiquei amedrontada uma data de tempo.
Um abraço
Texto muito interessante. Gostei e estou a aprender.
Vim ver se tinha conseguido ver o cometa esta noite, e desejar-lhe um bom fim de semana
Abraço
Vim agradecer a visita ao meu blog... e parece que tenho que cá voltar, mas com mais calma. Bom fim de semana
Vim agradecer a visita e o comentario ao meu texto no Almas Poéticas e convidar-te a visitar o meu blog Mar de Sonhos.
Foi uma maravilha descobrir este canto, dado que a astronomia sempre foi um misterio e um encanto para mim.
Obrigado e voltarei em breve
Acho sempre fantástico, o facto de sentir que cada blog é unico e que existe para partilhar a sua originalidade. É o caso!
O seu trata temas que me despertam imensa curiosidade e que estou sempre pronta para ler e aprender.
Que bom, voltarei e vou adicionar, se não se importa?
Deixo mimos
e um bom fim de semana
Postar um comentário