DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sábado, 26 de dezembro de 2009

AS DIMENSÕES DO UNIVERSO

.

Se olharmos para o fundo do Universo e estivermos apetrechados com os apropriados instrumentos e os conhecimentos de hoje, chegaremos à conclusão de que ele tem um raio de 13 mil e tal milhões de anos-luz.

Assim, o Universo teria quase uns 28 mil milhões de anos-luz de diâmetro.

Isto é: a luz levaria esses cerca de 28 mil milhões anos para atravessar o Universo, de ponta a ponta (à velocidade de 300 mil quilómetros por segundo!

No entanto, o Universo está a expandir-se e o limite que nós vemos não é o limite (ou fim) do que hoje é.

O que nós vemos é o que era há 13 mil milhões de anos, levando a luz que daí veio, esse tempo até cá chegar.

O Universo expande-se e isso sabe-se desde que o astrónomo Hubble verificou essa expansão, bem patente, porque as galáxias se afastam umas das outras.

E a questão é que essa expansão não é linear: quanto mais o tempo passa, mais rapidamente elas se afastam umas das outras.

Assim, levando em conta essa aceleração, as dimensões do Universo andarão, actualmente, por uns 140 mil milhões de anos-luz|

.

Desejo a todos os estimados visitantes deste blog

.

.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O COMETA HALLEY E O NATAL

.
O quadro é de Giotto. E neste célebre quadro, o pintor representou o cometa Halley (por cima do presépio) que, segundo a tradição, terá estado no céu, aquando do nascimento de Cristo.

domingo, 13 de dezembro de 2009

CONSTELAÇÃO DO ESCORPIÃO


A Mitologia Clássica é uma disciplina muito interessante, como aliás, todas as outras mitologias. Nela se inspiraram os grandes poetas desses tempos e, mesmo, Camões, já no período Renascentista. Essas extraordinárias histórias, estão, por vezes, na génese da própria História da Mitologia.
Gregos e Romanos tinham deuses para tudo e a vida desses deuses era imaginada à semelhança da dos mortais – homens e animais.
O Cristianismo que, como se sabe, apareceu muito depois, acabou por adoptar idênticos modelos, com uma profusão de santos e santas protectores.
Não sei se já haverá um santo protector contra os vírus informáticos. Mas deve estar na forja... Bem necessário é, porque os anti-vírus fabricados pelos mortais, por vezes erram – como qualquer mortal!...
A história (muito sucinta) que hoje aqui trago, é a de Escorpião, uma das doze constelações do Zodíaco.
Na Mitologia, o Escorpião está intimamente ligado à história do belo e audaz Orion - um caçador de extraordinários recursos. Usava uma espada, uma clava e um escudo (na constelação, na parte central - as Três Marias) e fazia-se acompanhar por dois cães de caça – as constelações de Cão Maior e Cão menor.
Em consequência dessas suas grandes capacidades, era frequentemente chamado, pelas divindades, para destruir horríveis feras e outros monstros que infestavam o país. No entanto a sua beleza atraiu as atenções da deusa Aurora que o raptou, levando-o consigo para a ilha de Delos. Esse amor, segundo reza a tradição, terá durado pouco. Aurora que desafiara a beleza de Afrodite, a deusa do Amor, foi castigada a não ter senão amores insatisfeitos.
A história, a partir daqui, é um pouco confusa, não se entendendo os mitólogos, sobre o desfiar dos acontecimentos.
O certo é que foi enviado um escorpião para matar Orion e ele, picado pelo terrível animalejo, morreu. Mas Ofiúco, conhecedor dos antídotos para todos os venenos, fê-lo ressuscitar.
No Céu, pode ver-se este último a pisar e esborrachar o escorpião. Orion, que era um dos gigantes, filho de Posseidon (ou Neptuno, para os Romanos – o deus do mar) também foi colocado no céu, como acontecia a quantos se celebrizavam, sendo mortais.

domingo, 6 de dezembro de 2009

.

.Encontro de 5ª Feira

.

na Biblioteca Municipal

Dr. Júlio Dantas, em Lagos

.

...Ciclo “Fórum Lagos 2009”

.

..Dia 10 de Dezembro, às 18.00 H
.

...........Com Vieira Calado

.

no encerramento do Ano Internacional da Astronomia

.



A comunicação

.

(presencial e não presencial)

.

ao nível da Galáxia

.

Apoio:

Câmara Municipal de Lagos


-

Organização do Grupo dos Amigos de Lagos


Próximo ENCONTRO: 6.JANEIRO.2010 – Início de novo Ciclo