quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ANAXIMANDRO

.

.
Anaximandro (610-547 a. C.) foi discípulo de Tales de Mileto e é um dos sábios gregos da Escola Jónica. É um dos chamados pré-socráticos. Dedicou-se a várias disciplinas, como era hábito desses filósofos, sendo uma delas a Astronomia. Foi ele o primeiro a medir distâncias entre estrelas e a calcular a sua magnitude!
Mas, sem meios técnicos e sem instrumentos apropriados de medida, os homens desse tempo tinham apenas à sua disposição a cuidada observação e a reflexão. Não será, portanto, de admirar que Anaximandro julgasse que a Terra tinha a forma dum cilindro. Mas considerava que os peixes se tivessem formado no lodo, imigrado depois para terra firme, dando os animais terrestres (que, de todas as maneiras, é um princípio da Teoria da Evolução das Espécies).
E é espantoso que considerasse que a Terra se sustenta em duas forças contrárias, e que esta ideia dos opostos não ande longe da moderna teoria do vácuo que produz partículas de matéria e de anti-matéria, como no Big Bang.

domingo, 13 de novembro de 2011

DUAS NEBULOSAS EM SAGITÁRIO


  -
 
 .
As cores que nós vemos nesta imagem, são processadas. Mas estão lá.
Nestas duas nebulosas da constelação de Sagitário, denominadas NGC 6589 e NGC 6590, o avermelhado é dado pelo oxigénio aí existente. Mas também as poeiras, uma vez suficientemente iluminadas por estrelas próximas, podem dar-nos o azul, ou suas nuances.
.
Créditos: Astro Vision

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CÚMULO ABERTO, EM SAGITÁRIO

M 25





O M 25 (do catálogo de Messier), ou IC4725, é um aglomerado aberto descoberto por Philippe Loys de Chéseux, em 1745. Deverá ter uns 100 milhões de anos, de idade, e encontra-se a 2000 anos-luz. Tem apenas cerca de 80 estrelas. Uma cefeida - estrela variável em brilho -, a U Sagittari é um dos objectos mais interessante do conjunto.

domingo, 6 de novembro de 2011

Cúmulo globular em Sagitário


M 22
O M 22 tem umas 70 mil estrelas e está a mais de 10 mil anos-luz de nós!