DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 25 de junho de 2013

PITÁGORAS



 PITÁGORAS DE SAMOS
 
 -
É considerado o primeiro matemático, na verdadeira acepção da palavra.
Este grande filósofo grego (580 a. C. – 495 a. C. ) distinguiu-se na geometria e na aritmética, na teoria da música e na astronomia. Também se interessou pela cosmologia, política e ética. Os seus estudos e as suas convicções influenciaram Aristóteles e Platão.
Além doutras realizações (infelizmente, não há nenhum trabalho seu, escrito, que tivesse chegado até nós), toda a gente o conhece pelo famoso Teorema que nos diz que a soma dos quadrados dos catetos (num triângulo rectângulo) é igual ao quadrado da hipotenusa.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Últimas do Cometa Ison


Recentes notícias sobre o cometa, dão-nos conta duma grande chuva de poeiras, na Terra, provenientes do Ison. Isso acontecerá, no principio de 2014.
Outras quedas de poeiras, oriundas de cometas, geralmente causam chuva de estrelas mas, no presente caso, isso não deverá acontecer. As poeiras têm tão pequenas dimensões que, ao chegar às altas camadas da atmosfera, são literalmente paradas e acabam por ir caindo lentamente. E isto, apesar de o cometa lançar para o espaço, mais de 50 kilos de materiais sólidos, por minuto!
No entanto, pensa-se que essas poeiras irão produzir nuvens azuis sobre os polos da Terra.