DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CONSTELAÇÃO DO TOURO (1)

......


O Touro é uma das quarenta e oito constelações da lista elaborada por Ptolomeu, na sua obra, Almagest, dois séculos antes de Cristo. É reconhecida como constelação, desde os caldeus que viveram há cinco mil anos.

Podemos facilmente observá-la na região zodiacal, nos nossos céus nocturnos, entre Carneiro e Gémeos, próxima da grande constelação de Orion. É uma das mais celebradas e esbeltas dos nossos céus e representa a cabeça do touro, segundo as mitologias ocidentais, mas também um prado (a inteira constelação), na mitologia inca das américas pré-columbianas, relacionando-se com o mesmo tipo de fantasia ou ilusão, embora se saiba quão distante dos povos do Mediterrâneo se encontrava essa civilização.

No entanto, sabe-se o valor que os antigos atribuíam ao touro, que era sinónimo de força e fertilidade e isso, provavelmente, tem a ver com o que se pretendia para o nascimento dum novo ano.

É citado na mitologia grega e seria Zeus disfarçado de touro, numa das suas habituais aventuras amorosas. Para os egípcios era Ápis e até os judeus o assimilavam ao Bezerro de Ouro.

.

(continua)