DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ESTRELA de BARNARD




Quando olhamos para o céu nocturno, parece-nos que todas as estrelas estão estáticas.
Se vão mudando de posição é apenas porque todo o firmamento parece rodar, num todo.
Mas, de facto, assim não é. Só que os seus deslocamentos são tão pequenos que não nos são perceptíveis.
Sabe-se, por exemplo, que a Estrela Polar se está continuamente a afastar do Norte e que dentro duns milhares de anos já não servirá minimamente para indicar esse ponto cardeal.
Mas já em 1718, Edmond Hallley observara que a estrela Arcturus, tinha mudado de posição em cerca de 1 grau, em relação à medição que tinha sido feita por Ptolomeu, um astrónomo, matemático e geógrafo grego, do século II.
A Estrela de Barnard (descoberta por Edward Barnard, em 1916), é a que mais rapidamente parece deslocar-se no céu. E na verdade, tem um movimento próprio de 10 segundos de arco, por ano. Encontra-se a quase 6 anos-luz e é, a seguir às estrelas da Alfa Centauro, a mais próxima de nós. Mas é muito ténue (um centésimo da luminosidade intrínseca do Sol) e só pode ser vista com meios ópticos. É uma estrela anã vermelha tipo M5. Dentro de cerca de 8.000 anos será a estrela mais próxima do Sistema Solar.

9 comentários:

Ricardo e Regina Calmon disse...

Meu Bom Vieira Calado,blog teu diferenciado ,cultura pura é,te abraço e referendo sempre!ESCRIBA!

Viva La Vida!

Olga Mendes disse...

Olá, permito sim senhor, todos os comentários principalmente os que me deixam bem disposta, mas como diz o meu marido tenho de aprender a lidar com as criticas negativas. E sim também gosto de beber com os amigos, nada melhor que uma boa conversa e uma jantarada, alma de alentejana. Gostei muito do seu blogue, aqui espero aprender bastante, vou recomenda-lo ao meu filho mais velho porque gostei de várias publicações. Obrigada pela sua visita no meu, espero que volte para podermos continuar a "conversar". Ah adoro Lagos.

Valquíria Calado disse...

Olá.
O universo em movimento é um grande aprendizado pra vida; podemos constatar os valores e posições sendo sendo mudados,assim como conosco a vida se movimenta e as estrelas que nos são referencias de vida apagam seu brilho e outras tomam se lugar, e assim só o amor permanece para sempre. Especialmente o de Deus.

greentea disse...

gosto dos teus saberes de astronomia !!

Å®t Øf £övë disse...

Vieira,
As estrelas sempre fascinaram o ser humano, e por sido têm-nos feito ao longo dos séculos andar muitas vezes de cabeça virada para o céu.
Abraço.

Carmem disse...

Interessante esse blog.

Bjus

Angela Ladeiro disse...

Gosto muito de vir aprender com este espaço. Gosto do infinito, gostas das estrelas vistas da minha açoteia, no Algarve.

Amor Imperfeito disse...

Gostei!

Sempre Que Penso... disse...

Tenho um amigo que já batizou oficialmente uma uma estrela com o nome de sua sua amada...