DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

domingo, 13 de dezembro de 2009

CONSTELAÇÃO DO ESCORPIÃO


A Mitologia Clássica é uma disciplina muito interessante, como aliás, todas as outras mitologias. Nela se inspiraram os grandes poetas desses tempos e, mesmo, Camões, já no período Renascentista. Essas extraordinárias histórias, estão, por vezes, na génese da própria História da Mitologia.
Gregos e Romanos tinham deuses para tudo e a vida desses deuses era imaginada à semelhança da dos mortais – homens e animais.
O Cristianismo que, como se sabe, apareceu muito depois, acabou por adoptar idênticos modelos, com uma profusão de santos e santas protectores.
Não sei se já haverá um santo protector contra os vírus informáticos. Mas deve estar na forja... Bem necessário é, porque os anti-vírus fabricados pelos mortais, por vezes erram – como qualquer mortal!...
A história (muito sucinta) que hoje aqui trago, é a de Escorpião, uma das doze constelações do Zodíaco.
Na Mitologia, o Escorpião está intimamente ligado à história do belo e audaz Orion - um caçador de extraordinários recursos. Usava uma espada, uma clava e um escudo (na constelação, na parte central - as Três Marias) e fazia-se acompanhar por dois cães de caça – as constelações de Cão Maior e Cão menor.
Em consequência dessas suas grandes capacidades, era frequentemente chamado, pelas divindades, para destruir horríveis feras e outros monstros que infestavam o país. No entanto a sua beleza atraiu as atenções da deusa Aurora que o raptou, levando-o consigo para a ilha de Delos. Esse amor, segundo reza a tradição, terá durado pouco. Aurora que desafiara a beleza de Afrodite, a deusa do Amor, foi castigada a não ter senão amores insatisfeitos.
A história, a partir daqui, é um pouco confusa, não se entendendo os mitólogos, sobre o desfiar dos acontecimentos.
O certo é que foi enviado um escorpião para matar Orion e ele, picado pelo terrível animalejo, morreu. Mas Ofiúco, conhecedor dos antídotos para todos os venenos, fê-lo ressuscitar.
No Céu, pode ver-se este último a pisar e esborrachar o escorpião. Orion, que era um dos gigantes, filho de Posseidon (ou Neptuno, para os Romanos – o deus do mar) também foi colocado no céu, como acontecia a quantos se celebrizavam, sendo mortais.

4 comentários:

Angela Ladeiro disse...

Já fiquei mais rica! A saber mais umas coisas. Gosto de passar por aqui como também de passar pelo Algarve. Aquele céu lindo e cheio de estrelas...

Valentim Coelho disse...

Olá Vieira Calado
e com um pouco de história se divulga a astronomia.
Cumprimentos

xistosa, josé torres disse...

Caríssimo.

Antes que me esqueça, deixo-lhe o nome desse elixir informático.
É o S. Martelo!!!
É tiro e queda que o vírus nunca mais nos incomoda.

Vou aprendendo alguma coisa, já que olhar para as estrelas, para mim é sempre igual.
Afinal há quem cace com dois cães, mesmo protegido por tantas armas.
Uma caçadeira era muito mais leve, mas os Deuses do antanho - com tudo em grande e emforça - deixaram descendência ... esses deuses que nos (des)governam) só podem ser descendentes de ancestrais divindades.
Daí o "tributo" da nossa obrigatória vassalagem.
A brincar e a rir, sempre se vai aprendendo, que isto de andar de cabeça no ar ... pode dar mau resultado.
Antigamente não havia sinais semeados por tudo o que é sítio.
Agora, cautela, que qualquer sinal nos pode embater.
A dor duma picada de escorpião é especialíssima, bem como as consequências que advêem (febre, cama e a detestável canja de galinha).
Não sei se até já me passou e já devem ter passado mais de 55 anos.
(as palinfrasias são propositadas).

Um abração e umas Festas Felizes.

Anônimo disse...

RIDICULO.....o escorpiao foi enviado por Artemis....e nunca picou orion, por isso as duas constelaçoes nunca aparecem simultaneamente no ceu...
PROCURE SABER O QUE POSTA NOOB...POR ISSO A INTERNET SE TORNOU ESSA BAGAÇA DE INFORMAÇAO FALSA