Perseidas
-
Uma bela e fugaz estrela cadente |
Agosto é o mês da "chuva de estrelas" conhecida por Perseidas, particularmente visível no Hemisfério Norte.
O nome refere o "radiante", a região do céu donde parecem vir os rastos de luz, na constelação de Perseu – um celebrado herói da mitologia clássica.
Este fenómeno acontece todos os anos, em meados de Agosto e nem sempre regista a mesma frequência de estrelas cadentes.
Para este ano são esperadas umas cinquenta ou mais ocorrências por hora, entre os dias 12 e 13, as noites mais favoráveis à observação. Tanto mais, que nas horas de maior frequência desses rastos luminosos, a partir da meia noite, a Lua não se encontrará no céu.
Esta chuva de estrelas está associado à passagem dum cometa, o Swift-Tuttle, e tem vindo a ser descrita desde há cerca de 2.000 anos, no Extremo Oriente. Na Europa, depois do evento do Cristianismo, esses filamentos luminosos começaram a ser conhecidos por Lágrimas de São Lourenço.
Pequenos grãos de areia deixadas pelo rasto do cometa (por vezes com as dimensões duma ervilha), permanecem numa região do espaço por onde a Terra passa anualmente, no seu movimento de translação.
À aproximação do nosso planeta, esses restos cometários são atraídos pela força gravítica da Terra e acabam por entrar na atmosfera. Chegam a uma grande velocidade e incendeiam-se aí aos oitenta quilómetros da superfície terrestre, nas altas e rarefeitas camadas da atmosfera. Isso é devido à enorme fricção que sofrem ao chocar com as molécula de ar (apesar da sua rarefacção), produzindo esses belos rastos luminosos na abóbada nocturna – as estrelas cadentes.
.
O "radiante", em Perseu. Mais acima a Cassiopeia (M103) |
13 comentários:
Obrigada por me ter relembrado. Fiz há pouco uma mini-formação com o astrónomo amador Fernando Martins em que essa informação tinha sido fornecida. Agradeço ter relembrado. Coloquei o seu texto no meu blog, mas referi a fonte. Espero que não se zangue com isso :)
Obrigada e bom Domingo :)
Leonor
Gostava de ter seus livros breve histórias dos cometas e o outro. Como fazemos? Não descubro seu mail.Podia enviar-me à cobrança , mas convinha entretanto ou depois de Setembro, que entretanto posso sair daqui...Obrigada
Leonor
Excelente informação.
Iremos estar atentos.
Obga.
Abraço
Mer
Existe época equivalente para este fenômeno no hemisfério sul?
Existe época equivalente para este fenômeno no hemisfério sul?
Queria ter um céu pra mim.
É a obra mais linda já contemplada.
Há 2000 anos, como agora, o deslumbramento mantém-se, imune ao avanço do tempo e do conhecimento científico. A compreensão terá certamente abolido o medo, mas não o espanto. Votos de excelentes observações!
*
pode ser visto a olho nu ?
,
um abraço,
,
*
Oi amado, quantas perseidas conseguistes ver?
Li em blog astropt, que na Europa dava pra visualizar 35 por hora, outros falaram em 50.
Por aqui temos o céu mais limpo do Brasil, mas justo nestes dias chuva e céu fechado, vento e frio, esse ano no inverno aconteceu.
Espero mais informação e se possível fotos, estou curiosissima.beijos.
Vi um ano que estava numa aldeia
lá para os lados de Viseu...
encontrei o campo escuro como breu
e foi lindo o que aconteceu...
sim, adoro ver o céu nestes lugares
em que luzes citadinas não dão ares!
Este ano não deu para observar
mas não esqueço que Agosto é seu mês de gosto :)
Obrigada pela recordação...um texto com céu de luz em explicação!
Beijinho e bom fim-de-semana
A natureza é fantástica mesmo!
Excelente informação, dessa chuva de asteróides, com certeza trez cairam no sudeste do Brasil, um já foi encontrado e os outros dois ainda procurados.
Muito bom o seu trabalho, parabéns.
Curandeiro.
Postar um comentário