DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Supernova na M 51

espere um pouco, ou mova o rato, para observar
 .
Foi recentemente anunciada uma supernova (uma estrela que chegou ao fim da existência e explodiu), na galáxia Whirlpool (também catalogada por NGC 5194, a mais de 20 milhões anos-luz, de nós.
Na mesma imagem, pode ver-se o aspecto da galáxia, antes e depois desse acontecimento extraordinário. Como se constata, não havia nada de significativo no sítio onde aparece agora essa estrela em estado explosivo.
As enormíssimas temperaturas atingidas durante a explosão são as responsáveis pela formação de elementos pesados (acima do ferro e do silício), indispensáveis para que as novas estrelas resultantes, possam ter planetas rochosos idênticos à Terra. Mas isso só vem a acontecer passados muitos milhares de milhões de anos.
,
* Os outros pontos de luz mais brilhantes visíveis na imagem, são estrelas da nossa própria galáxia, excepto a parte central, onde a concentração de estrelas é maior; de resto, como acontece noutras galáxias, incluindo a Via Láctea.
.
A imagem é de Stéphane Lamotte Bailey

2 comentários:

Valquíria Calado disse...

e foi preciso morrer pra se tornar famosa, e até no espaço, nada se perde tudo se transforma. de qualquer forma eterniza-se na transformidade do existir.

xistosa, josé torres disse...

É uma pena quando se morre novo, quanto mais supernovo, ou neste caso, uma perca ainda maior, uma supernova.
Acho pertinente perguntar como é que depois de ter morrido viram o seu cadavér (faz favor de ler com o acento no é).
Não consegui ver... bem procurei um rarto por todos os cantos, mas parece-me que os gatos da m/vizinha deram um banquete.
Vou desejar-lhe um bom fim de semana e enviar-lhe cumprimentos.
Não tão compridos como os da surper... não sei quantos à Terra.

Um abração.