DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 29 de maio de 2012

OS COMETAS


Os cometas são astros muito curiosos, por vezes espectaculares, que circulam dentro do Sistema Solar. Por isso, chamam-lhes "vagabundos", ou "viajantes do Sistema Solar". 
Orbitam em volta da estrela, como fazem a Terra e os outros planetas. Mas também como os pequenos corpos da Cintura de Asteróides que gravitam entre Marte e Júpiter e os dois outros descomunais conjuntos de pequenos astros, que se encontram para além de Plutão.
Alguns asteróides que circulam pelo Sistema Solar são, provavelmente, velhos cometas que perderam toda a sua matéria volátil ao longo de milhões de anos de aproximações ao Sol.
Uns e outros são oriundos dos referidos conjuntos que se encontram para além de Plutão: a Cintura de Kuiper e a Nuvem de Oort, já imensamente distante do Sol. Esta última vai até a mais de meio caminho entre nós e a estrela mais próxima, a α de Centauro.
Basicamente, um cometa é um corpo de pequenas dimensões (até algumas dezenas de quilómetros de comprimento), que tem um núcleo sólido revestido por compostos gelados.
Quando se aproxima suficientemente do nosso astro-rei – numa das suas viagens orbitais – aquece, libertando parte dos seus voláteis. Algumas vezes, é possível observá-los a olho nu, desde a Terra e podem proporcionar grandes espectáculos visuais.
Para os romanos eram os astrum barbatum. E, no nosso país, eram conhecidas por "estrelas de rabo", para os mais antigos. Os chineses mais remotos viam-nos como pincéis, os hui, com que desenham as suas letras (o que é uma tradição milenar) e, certos povos guerreiros associavam as suas formas às armas que utilizavam!

3 comentários:

marceano disse...

Que a noite vai morna e o sono tranquilo-sempre- não aparece, como dizes, os cometas, de rabo branco e incólume, passam sem mal fazer, o melhor será não lho tocar, mas absorvem-nos em paixão, dirão elas sofreremos nós mas, ahh, há mais mulheres que.. estrelas mas, gostamos mais destas, elas, as que agarramos.. etc, etc, etc... abrzz.)))

Maria da Graça Reis disse...

Hoje não poderei ver cometas,por que por aqui a chuva cai.
Bjs

Marina Linhares disse...

Muito bom seu blog.
Voltarei sempre.

Obrigada pela visita.
Abraço.