DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

COMET C/2012 S1 (ISON)

clicar para ver o movimento
O cometa de que falámos na penúltima postagem, pode aqui ser observado, quando ainda se encontra para além da órbita de Júpiter. (ver essa postagem). De referir que o cometa que mais próximo passou da Terra (desde que há registos), foi o Lexell, a mais de 2 milhões de quilómetros. O célebre Halley, em 1986, esteve a 62. A considerar também que o asteróide denominado 2005 yu55, "quase rasou" a Terra, a uma distância próxima da Lua - a 324 mil kms, em 2011!

3 comentários:

São disse...

Mas ...então porquê tanta coisa por causa do Halley?

Tudo de bom

vieira calado disse...

São:
O Halley é correntemente referido, porque foi a partir dele que se soube que alguns cometas voltavam, ao contrário do que se julgava.
Foi Edmond Halley que, utilizando as fórmulas de Newtos e Kepler, deduziu que ele passaria de novo em 1531, 1607 e 1682. E assim aconteceu!
Uma questão de matemática e física, apenas!
Embora o físico já não posse confirmar a sua extraordinária previsão…

Site Astronomia disse...

Ainda que seja um pouco cedo para sabermos exactamente como será o aparecimento do cometa ISON mais para o final do ano 2013, este poderá vir a ser de facto um acontecimento memorável. Não devemos "deitar foguetes antes da festa", mas com certeza que valerá a pena estarmos actualizados quanto à passagem deste cometa. Vamos aguardar para ver como será!