DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

ONDAS GRAVITACIONAIS


Há cem anos, na sua "Teoria da Relatividade Generalizada", que vinha complementar a "Teoria da Relatividade Restrita", escrita na primeira década do século XX, Alberto Einstein fez várias previsões, que decorriam das suas surpreendentes teorias. Tão surpreendentes, que os Doutores que atribuíam o Prémio Nobel da Física, pura e simplesmente não as compreenderam e ignoraram…
Estão entre elas, o comportamento da órbita solar de Mercúrio, a retração do tempo, que acabou por ser verificada a velocidades próximas da velocidade da luz, e a equivalência matéria/energia.
A existência das ondas gravitacionais, foi a mais difícil e a mais recente a ser verificada. 
E isso acaba de ser confirmado, através dos dispositivos ultra sensíveis do LIGO, nos Estados Unidos.
Essas ondas são provocadas por cataclíticos acontecimentos astronómicos, para nós, inimagináveis. No caso vertente, a colisão e fusão de dois buracos negros que giravam em torno um do outro, e que se aproximavam cada vez mais.


Essas ondas expandem-se à velocidade luz e acabam por passar pela Terra. O referido acontecimento que lhes deu origem, aconteceu há mais de mil milhões de anos.

2 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Caríssimo amigo Vieira Calado

O destabocado de tudo e de todos o que mexe está de volta!
Nunca percebi muito de buracos negros (só sei que se devem varejar), mais a mais buracos negros a girarem em torno um do outro...
É por isto que gosto de viver; a intrigrante curiosidade do que está escondido, seja por nuvens, por barreiras, ou por roupas femininas! (rsrsrs)


Manuel Luis disse...

É sempre bom saber destes estudos, vivemos num mundo sem fim e através dos dispositivos consegue-se confirmar teorias.
Abraço