domingo, 22 de março de 2009

UMA OUTRA TERRA?

.

Foi descoberto, aqui há um ano, gravitando em redor duma estrela, um planeta semelhante à Terra!
A proeza deve-se a um grupo de astrónomos operando no Observatório de Genebra, na Suíça.

Até agora, sabia-se que essa estrela abrigava outros dois planetas muito maiores, mas semelhantes a muitos outros já conhecidos.
Foi em 1995, que se detectou o primeiro exoplaneta. Orbita uma estrela da constelação de Pégasus, e foi descoberto através dum método dito da Velocidade Radial.
De lá para cá já foram encontrados mais uns duzentos, mas, todos eles têm características físicas que os colocam perto do maior dos planetas gasosos do nosso sistema, Júpiter.
Podem ter as suas dimensões, ou ser ainda muito maiores.
O planeta agora descoberto orbita uma estrela anã vermelha denominada Gleise 581, a cerca de 20 anos-luz de nós, tem provavelmente uma estrutura rochosa e pensa-se que tenha água. Assim sendo, poderá ter água líquida. Essa (crê-se), é uma condição necessária para o aparecimento da vida - o tipo de vida que temos.
As estrelas anãs vermelhas típicas, são muito comuns na galáxia. Têm geralmente cerca dum décimo do raio solar e uma densidade umas cem vezes a do Sol. A temperatura de superfície da Gleise 581 ronda os 2.700 graus comparadas com os 5.000 ou 5.500 graus da estrela mãe do nosso Sistema Planetário.
O planeta descoberto gira muito próximo da estrela mas, dado que a anã vermelha produz menos energia que o Sol, deverá ter temperaturas médias entre o zero e os 40 graus Celsius. Na Terra, a temperatura média é de 15 graus. A sua massa deverá rondar umas cinco massas terrestres e gira em volta da estrela em apenas 13 dias, um ano nosso, para os hipotéticos habitantes do planeta!
Postar um comentário