DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 10 de março de 2009

-constelações # 3
-
..
A Ursa Menor é uma importante constelação dos nossos céus, pelo facto de incluir a Estrela Polar. Ao longo dos séculos, essa estrela tem sido a referência do Polo Norte. Por isso, era quase imprescindível para os velhos navegadores dos oceanos setentrionais. E, por isso mesmo, de nada servia para os mares austrais. Aí, a referência do Polo Sul é a Cruzeiro do Sul. Esta última, de tal maneira era importante, que figura na bandeira brasileira!
Curiosa é a história mitológica desta constelação, com de resto, de quase todas as outras. A imagem que reproduzimos é bem elucidativa. Os antigos viam, inscrito nesse agrupamento de estrelas, uma ursa! Bem poderiam ter visto um macaco, um determinado herbívoro ou felino, ou uma qualquer outra imagem, por exemplo, uma caçarola.

O caso é idêntico ao que envolve todas as outras constelações do Zodíaco.
Os astrólogos antigos viram um touro num determinado grupo de estrelas e, então, os nativos do Touro terão as características do touro! Nada mais discriminatório.

No caso vertente, a história mitológica começa em Cronos, um dos antigos deuses. Com tinha sido profetizado que um dos seus filhos o destronaria, Cronos não fazia por menos: comia os filhos à nascença! Um desses filhos, Zeus, acabou por ser salvo e passou a ser o deus supremo, conforme a profecia também suprema!

Continua numa próxima postagem

9 comentários:

Beatriz disse...

Ola Vieira!
Sem duvida alguma muito interessante a historia mitologica da constelaçao Ursa Menor!
Deixo um beijo e o meu sorriso.
Bea

jorge esteves disse...

Uma caçarola também é um nadita de exagero, amigo Vieira!...
Mas, por aqui, sempre dá para acrescentar mais umas coisas ao saber...
Obrigado!

abraço!

Anônimo disse...

Ficamos a conhecer sempre um pouco mais no teu espaço!

Um grande abraço!

Peter Pan disse...

Um soberbo texto de conhecimento sobre a Ursa Menor.
De imensa significação.
Sempre adorei conhecer o imenso Firmamento na sua majestade e imponência.

Abraço amigo de respeito imenso perante a sua genialidade em todos os campos.

Peter Pan

francisco disse...

é ursa ou gata?
;)

Elena disse...

Penso que é quasi impossíbel superar a imaginação de aqueles astrólogos e das histórias mitológicas que interesarão sempre ao homem.Abraço

Valentim Coelho disse...

E assim vamos também aprendendo um pouco de história.
Abtaços

O mar me encanta completamente... disse...

Instrutivo, aconchegante
e leve, este teu cantinho.
Parabens, poeta...

Beijinho

Porcelain disse...

É curioso, pois hoje temos a tendência a "cientifizar" tudo e mais alguma coisa, a utilizar técnicas sofisticadas e a menosprezar aquilo que é mais ou menos intuitivo, ou vindo de uma observação baseada nos sentidos... esquecemo-nos por vezes que a sabedoria é como uma escada; só chegámos onde estamos, porque outrora essas explicações rudimentares nos serviram de degrau... além disso, rudimentares, mas apelando muito mais à criatividade e ao poeta que existe dentro de cada cientista do que as modernas técnicas objectivissimas e apuradissimas...

Estudar ciências decepcionou-me um pouco por causa disso mesmo... é fabuloso que tenhamos tecnicas cada vez mais objectivas... mas por que motivo temos de nos esquecer da nossa dimensão intuitiva? Acho que o facto de conseguirmos tecnicas cada vez mais sofisticadas nos devia deixar mais à vontade para fazermos poesia com a ciência, como faziam os antigos!