DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O ASTERÓIDE VESTA

. ................................ ...Templo de Vesta, em Roma.

Foi no ano já distante de 1807, que o asteróide Vesta foi descoberto. O autor da primeira identificação deste pequeno corpo celeste, dos mais de 600 hoje catalogados, foi Olbers, bem conhecido também pelo célebre "Paradoxo de Olbers".
O nome que lhe foi atribuído é o duma deusa da mitologia, que presidia à vida doméstica e ao fórum das coisas de cada um. Filha de Cronos e Reia, foi, mais tarde, engolida pelo pai. Valeu-lhe Zeus, que a resgatou.
Apesar da sua beleza e dos muitos pretendentes que teve, entre os quais, Posseidon e o belo Apolo, jurou manter-se sempre virgem. Daí que, uma qualquer jura em seu nome, fosse sagrada. Rodeou-se das Vestais, umas sacerdotisas que também mantinham a virgindade e estavam encarregadas de manter o fogo sagrado no templo de Vesta, cujo culto (à deusa e a todos os deuses maiores), era dirigido e organizado pelos áugures e pelos pontífices.

Astronomicamente, a deusa é um objecto pouco expressivo. Não é o maior da Cintura de Asteróides que se encontra entre Marte e Júpiter, mas é o mais brilhante, chegando a poder ser observado a olho nu.
O maior de todos é Ceres. No entanto, deve-se referir que haverá um milhão de pequenos outros, com menos de 1 quilómetro de diâmetro.
A superfície de Vesta está coberta por rochas basálticas, que (julga-se), tiveram origem em vulcões há muito extintos. Essa característica permite melhor reflectir a luz, ao contrário dos outros maiores. Gira a menos de 2,5 U.A. do Sol e mede à volta de 500 por 450 quilómetros, de diâmetro. Na sua superfície é bem patente uma enorme cratera provocada pelo impacto dum grande meteorito, que mostra com é o interior do asteróide. Tem algumas semelhanças com os outros planetas telúricos, com é a Terra, porque se constituiu em camadas. Esse facto faz com que produza calor. No entanto, essa fonte de calor, acrescida do calor produzido pela radioactividade não são significativos.

7 comentários:

Anônimo disse...

hoje não visitei o cão, optei pela astronomia...
bom final de tarde!

Barbara disse...

Pode não ser o calor significativo cientificamente mas todo calor = energia é significativo.
Como o fogo de alegria de Perséfone ao poder regressar na primavera e encontrar a mãe.
O inferno, senhor, é gelado!
Sempre quis escrever aqui por uma causa muito simples e pueril . Tenho um tio que é muitíssimo semelhante ao senhor nessa foto.
Desculpe se isso é falta de educação e obrigada.

JOY disse...

Amigo Vieira Calado,

Tem-me faltado tempo para visistar estee outros blogs que tanto aprecio, obrigado ainda asssim pela visita e segue o meu mail cmagalhaes1965@gmail.com

Um abraço
Joy

val disse...

Olá querido,tanto gostei do que li que me insperou a fazer um blogger com o nome.andei pesquisando e não achei resposta pra uma pergunta;porque o pai engoleria a filha?
um abraço com carinho.♥

C Valente disse...

há muito que por aqui não passava, ler estes magnificos textos
saudações amigas

Anônimo disse...

僑泰廚具網專營 系統傢俱,客制化系統家具,廚具,歐式廚具櫥櫃,系統櫃,家具工廠,系統家具工廠,本公司採用全自動化加工設備及各式大型半自動生產機具及一流經驗操作人員和嚴格的品質管制,提供室內設計為客戶生產精緻完美,高品質的產品。歡迎參觀指教喔!

Anônimo disse...

as coisas do universo me encanta,oas formas das formas,é o que mais tem de interessante e que me deixa curioso..