DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

CHUVA DE ESTRELAS CADENTES - LEÓNIDAS




















Ainda não tínhamos tido ocasião de referir estes curiosos eventos celestes que acontecem regularmente e podem facilmente ser vistos, sem auxílio de quaisquer instrumento óptico. São vários os períodos do ano, em que eles acontecem. A presente "chuva de estrelas" é conhecida por Leónidas, já que os rastos luminosos parecem vir dum “radiante”, na constelação de Leão. O que será observado é o resultado da queda de pequenos fragmentos de matéria vinda do Espaço, na atmosfera terrestre. A enorme velocidade a que entram nas altas camadas da atmosfera e o aquecimento a que ficam sujeitas devido à fricção, provoca a sua combustão. Esses fragmentos provêm dum cometa periódico (o Tempel-Tuttle). Neste momento, a Terra cruza a sua órbita. A “chuva de estrelas” a que nos referimos, já se mostra desde o dia 14, mas é no próximo fim de semana que ela será mais importante, particularmente depois da meia-noite de Sábado, aí pelas 3 da manhã. Saturno estará na constelação de Leão e isso ajudará a localizá-la. É preciso olhar para Leste, para uma zona não muito alta do céu. A zona do "radiante" só começa a “nascer” depois da meia-noite. As estimativas dizem-nos que no máximo poderão ser vistas umas 33 "estrelas cadentes", por hora. No entanto, devo dizer (e para não defraudar altas expectativas), que estas previsões são muito falíveis, mas há sempre a esperança dum acontecimento excepcional como o que se deu no dia 13 de Novembro de 1833, observado desde o Canadá até ao México, tido como o maior da história, aqui desenhado por um artista da época, com se pode ver na gravura.

Créditos Carta Celeste Observatório Astronómico de Lisboa

SCLARECIMENTO: Devido à actualidade deste evento, decidimos recolocar a postagem sobre magnitudes, para data posterior.

11 comentários:

velha gaiteira disse...

Aprendi...aqui!

Abraço amigo

António Inglês disse...

Amigo Vieira Calado

Antigamente via muitas chuvas de estrelas, em especial quando no Verão passava férias no Minho.
Curiosamente, há uns anos para cá deixei de as ver com a frequência com que as via.
Como não percebo nada de nada de astronomia, desconhecia o que hoje aqui aprendi.
Sempre me pareceu que na província se observava esse fenómeno mais facilmente do que nas cidades. Será verdade o que afirmo?
Irei estar então atento no próximo sábado.
Um abraço
José Gonçalves

Belisa disse...

OLá :)
Depois de ver os seus comentários na minha área espacial.. decidi vir visitá-lo, mas como tenho uma missão muito difícil, só agora consegui fazer escala e ler este post. Está muito interessante, aprendi com ele e gostei imenso!
Será paragem obrigatória para esta "estrela no céu". Voltarei mais vezes para conhecer e saber tudo. Será preciso mais tempo e serenidade... que não tenho de momento...sendo esta visita rápida....já estou a escrever muito...porque gosto de estrelas !
Beijos estrelados
de
Belisa

xistosa, josé torres disse...

Há uns anos, em Agosto, estava de férias em Espanha e li num diário qualquer que haveria uma chuva de estrelas num determinado dia.
Os filhos eram pequenos e ficaram entusiasmados.
Da meia noite até ás 3 e 20 da madrugada só vi uma. E muito fugazmente.
Fui-me deitar.
Parece que é cíclico, pelo menos em Agosto, na 1ª quinzena, mas nunca mais me apanham de boca aberta.
às vezes sem quere, vejo alguma, com mais nitidez a partir do meu quintal.
Nem tudo se conjuga ao sabor de cada.
E para se ser amador de Astronomia, sei que temos de perder umas horitas e saber desenhar o céu ...
Obrigado pelo que aqui se aprende.
Cumprimentos!

São disse...

Viva!
Endereço é o seguinte:
M. F. R. A.
Apartado 73
2831-909 Barreiro
Cumprimentos.

Bill Falcão disse...

Chuva de estrelas deve ser uma beleza, Vieira! Desde que não caiam na nossa cabeça hehehe!!!
Grande abraço!

JOY disse...

Há uns anos atrás no norte assisti a uma chuva de estrelas e desde então não consegui voltar a ver tão bonito espéctaculo.

um abraço
JOY

António Inglês disse...

Amigo Vieira Calado

Vim desejar-lhe um óptimo fim de semana e aproveito para lhe dizer que me estou a preparar para ir lá para fora para o meu quintal.
Espero poder assistir a uma ou outra.
Um abraço
José Gonçalves

ॐ Hanah ॐ disse...

Que maravilha !!!

vou ver se consigo ver aqui no Brasil...

Beijo de Chuva para ti

ॐ Hanah ॐ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ॐ Hanah ॐ disse...

Eu acho que deve ter sido ontem o ápice....

De qualquer forma, valeu pela beleza da informação...

fiz um copy paste lá para o sobretudo

bjins