DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sábado, 10 de novembro de 2007

AINDA O HOLMES

O cometa Holmes continua visível, no céu.

A cabeleira está maior, embora a sua magnitude tenha descido.

Isto é: perdeu intensidade, o seu brilho.

Na carta celeste que mostramos, cortesia da revista de astronomia Sky and Telescope, mostramos a sua localização. Deve-se olhar para os céus altos na direcção de noroeste. Como ponto de referência procurar a constelação Cassiopeia, que é bem visível pois as suas estrelas parecem formar um W. Aproveitar este fim de semana, ao cair da noite, antes que a Lua venha por aí, de novo, a estragar tudo...

9 comentários:

Diego. disse...

que tri! esta história de cometas eu ainda não vi na faculdade, quero começar Astronomia... dizem que muito bela, apesar de derrubar conceitos!

abraço!

Silvia Madureira disse...

vou tentar...embora como disse perdi o hábito de andar de pôr a cabeça voltada para o céu...mau hábito..
beijos

xistosa, josé torres disse...

COMETA

Olhei hoje para o céu,
o que vi, nem eu sei bem,
umas luzinhas piscando,
outras bruxuleando,
todas talvez uma fraude.
Naquele enredado, também,
lobriguei através de fino véu,
um corpo, talvez vagabundo.
Será que não me defrauda,
e para afirmar, mal ou bem,
que vi um "bicho com cauda"
saída duma cabeceira,
ou núcleo com cabeleira,
nos confins do além ?

xistosa

Isto saiu-me sem olhar para nada.
A não ser para o frigorífico na procura duma cerveja fresca, que o calor diurno de Novembro, esquenta!

Não olhei para o céu, porque numa cidade ... teria de cortar a luz e ainda não sei como provocar um apagão.
Não vi o cometa, mas saiu-me aquilo que escrevi, sem ver nada.

Eu sou assim, de pouca confiança, nunca sei quando digo a verdade, até mesmo para mim ...
É o encanto da vida !!!

Benó disse...

Olá sr.Professor!
Ainda não consegui ver o dito cujo, mas na verdade tenho tido frio para pôr a cabeça de fora a olhar as estrelas.
As suas imagens vão sendo suficientes à minha curiosidade.
Obgda.por elas e bom fim de semana.

Fátima disse...

Vou ficar atenta!

Bjinhos :)

António Inglês disse...

Olá amigo

Confesso-lhe que ainda não comprei nenhum telescópio, mas de vez em quando lembro-me de si pois quando estou lá fora no quintal olho agora para os céus de uma outra maneira que não fazia antigamente.
Fico fascinado quando aquilo que para mim não seria mais que um amontoado de estrelas, possa ser visto de maneira a permitir identificar muitas delas.
Um dia talvez possa entender qualquer coisa sobre planetas e cometas. Por enquanto sou um zero.
Mas quero aprender.
Um abraço e uma boa semana
José Gonçalves

Suzana Mafra disse...

Dê uma olhada no meu blog, plagiei uma foto daqui, não resisti.
Abraço

Elvira Carvalho disse...

Ora então o cometa continua visível. Confesso que pensava que já tinha deixado de se ver. Talvez porque a última vez que vim aqui não vi novidades.
Uma boa semana.
Um abraço

JOY disse...

Boas , amigo Vieira Calado

Com a sus preciosa ajuda e de um binóculo lá consegui ver o Cometa , fantástico , Obrigado

Cumprimentos
JOY