DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 29 de julho de 2008

cometas

.

O COMETA de HALLEY

.















.................................................O cometa Halley em 1835. Gravura do séc. XIX

O cometa Halley é o mais célebre de todos os cometas. A sua história remonta ao ano de 239 a. C.
Devemos aos remotos astrónomos chineses as observações que efectuaram nesses tempos recuados e também todos os registos de outros cometas, incluindo as 10 posteriores aparições do mesmo cometa, entre os anos de 760 e 66 d.C. Mas eles não foram capazes de associar nenhuma dessas aparições a qualquer outra anterior, porque nesse tempo se pensava que esses estranhos visitantes nunca mais voltavam. Hoje sabe-se que assim não é, depois que Edmond Halley, um astrónomo inglês que viveu no século XVII, observou e estudou a trajectória dum cometa brilhante que se via nos céus, em 1682 e a que foi dado o seu nome.
Baseando-se nos escritos enunciados no «Principia», de Newton, onde eram deduzidas as leis da mecânica celeste e nas leis que Kepler equacionara para descrever o movimento dos planetas em torno do Sol, Edmond Halley determinou a trajectória do cometa e foi capaz de prever o seu regresso. Essa órbita é uma elíptica muito alongada e, contas feitas, o cometa regressaria dentro de 75 ou 76 anos. E regressou. O astrónomo já não pertencia ao número dos vivos, para poder presenciar e rejubilar-se com a sua extraordinária previsão, mas o seu nome ficou para sempre ligado à astronomia e o feito serviu de prova complementar às leis de Kepler e à revolucionário teoria da gravitação de Newton.
Mas nem por isso se esvaneceram as crenças nos maus augúrios trazidos pelos cometas.
Antes de Edmond Halley, em 66 d. C., segundo relatos ocidentais da época, o cometa permaneceu visível quase durante um ano, sobre Jerusalém e "parecia um sabre ameaçando a cidade". Esta passagem do Halley ficou associada à Guerra Judaica. Como se sabe, os romanos do tempo do imperador Vespasiano, cercaram Jerusalém em 70 d. C. e acabaram por tomar a cidade sitiada.
Em 1066, ano em que o cometa também reapareceu nos céus da Terra, é de lembrar o resultado da célebre batalha de Hastings, entre Normandos e Ingleses: para os Normandos ele ficou como um bom presságio, pois ganharam a guerra, enquanto que os Ingleses o amaldiçoaram...
Também uma situação semelhante aconteceu em 1910, aquando da implantação da República, em Portugal. Para os republicanos, o Halley tinha sido uma boa promessa; para os monárquicos, o anúncio duma grande desgraça...
É vasta a lista conhecida de desgraças e cataclismos atribuídas aos cometas, quer ao Halley, quer aos outros. Ainda em relação a este célebre "viajante interplanetário", lembremos Mehemed II e a queda de Constantinopla, em 1456. O responsável por essa calamidade, para os Cristãos e para toda a cristandade... fora o Halley, que, no entanto, só passou 3 anos depois!...
A última passagem do Halley, junto da Terra, verificou-se entre 1985 e 1986, como previsto. Mas as condições de visibilidade foram muito afectadas pela grande distância a que passou de nós, no seu caminho em direcção ao Sol, e também na sua rota de regresso aos confins do Sistema Solar. Na Europa, na maior parte do tempo ele aparecia-nos muito próximo da estrela, ao nascer ou por do Sol, sendo ofuscado pelo seu brilho. Mas no hemisfério austral – por exemplo, na África do Sul –, o Halley manteve-se muito tempo ao alto, no céu nocturno e foi possível observá-lo sem dificuldade. Esta última aparição do célebre cometa terá sido uma das mais pobres de toda a História.

A próxima passagem será no ano de 2061.

10 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
e o halley
continua,
no espaço sideral,
até quando ???
,
abç
*

peciscas disse...

Bem gostaria de assistir à próxima passgem do velho Halley...

mariam [Maria Martins] disse...

ui...ainda quero ver o belo cometa Halley! com 105 aninhos devo estar um "mimo"...

gostei muito do post. Obrigada.

boa semana
um sorriso :)

xistosa, josé torres disse...

Vamos preparar as lentes do telescópio eléctrónico, com reconhecimento facial, para vermos o Halley em 20061.
Poderemos ter sorte e ele ter invertido os eixos e passar mais próximo, rodando pelo eixo pequeno.
Como a visão será fraca, aos 122 anos, já estou a preparar umas lentes especiais ...
mas mudei de fornecedor.
O que me vendeu o telescópio, devolveu-me o dinheiro ... é que as lentes eram de plástico e não Zeiss, como anunciava.
Ainda tentou um acordo comigo, mas resolvi o assunto facilmente, devolveu-me o dinheiro e que vá vender telescópios para o Polo Norte.

mariam [Maria Martins] disse...

oh! poeta... então eu com essa proveta idade, também já estarei no céu concerteza!...olhe se calhar estamos sentadinhos na mesma nuvem, observando...

um sorriso :)

AC disse...

Na proxima não estarei por cá mas da anterior lembro-me apenas do sentimento de frustração por não o ter realmente visto.

By You
"aquando da implantação da República, em Portugal. Para os republicanos, o Halley tinha sido uma boa promessa; para os monárquicos, o anúncio duma grande desgraça"

Para variar, sabia a maior parte do fandom que tem rodeado cada passagem, mas da NOSSA nem por isso... ah triste cOltura a-la portuguesa a minha...

Obrigado por mais este bocado de saber

xistosa, josé torres disse...

Amigo Vieira Calado

Vou de férias e não o desinquieto até 22 de Agosto ... talvez ...
Vou levar o portátil e espero que ele não se recuse a trabalhar em férias.
Portanto um,
Até já!!!

C Valente disse...

Boa narrativa,mas já não vejo o proximo . Aqui é cultura, obrigado
Saudações amigas

A Professorinha disse...

Lembro-me de terem falado no cometa da última vez que ele passou "perto" da terra. Lembro-me de ter pensado que não o iria ver naquele dia nem na próxima vez... Mas adorava ter essa oportunidade.

Beijos

Sill Scaroni Photography disse...

Os cometas seguirão seus caminhos ...


* Você tem tantos blogs que nem sei por aonde começar. ;))