DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

ECLIPSES DE SOL E EINSTEIN



A ilha do Príncipe, no arquipélago de S. Tomé e Príncipe, antiga colónia portuguesa, está intimamente ligada à física einsteiniana e à astronomia.
Em 1919, no dia 29 de Maio, deu-se um eclipse total de Sol, visível nessa ilha atlântica (e também em Sobral, no Ceará, onde erigiram um museu e um belíssimo monumento para comemorar o acontecimento), dois locais onde as condições geológicas eram propícias a um experimento que iria ter lugar. Para a ilha do Príncipe acorreram físicos e astrónomos britânicos, liderados por Stanley Eddington, enquanto outros se dirigiram ao Brasil.
Aquando da fase total do eclipse, embora sob condições adversas, pois havia muitas nuvens tanto num como no outro local escolhido, foram tiradas fotografias que mostravam estrelas (de dia invisíveis) e que se podiam ver nas imediações do Sol totalmente eclipsado.
Procurava-se confirmar uma das previsões de Einstein, decorrente da Teoria da Relatividade e que diz que a luz é desviada nas imediações de corpos de grande massa, como são as estrelas.
Em 1905, o jovem Albert Einstein (1879-1955), estabelecera como um dos princípios básicos da sua teoria, a equivalência entre o movimento uniformemente acelerado e a acção da gravidade. A força da gravidade, segundo o físico, provoca uma deformação do espaço. Quando a luz passa próximo de corpos celestes com massa elevada, dá-se um encurvamento dos raios luminosos.
Fotografado durante a noite o mesmo céu e as mesmas estrelas (sem o Sol a atrapalhar), e comparadas as posições das estrelas, mediante rigorosas medições, provou-se verdadeira a exactidão da extraordinária teoria.
.
Foto obtida no Sobral.
.

9 comentários:

FERNANDA-ASTROFLAX disse...

Querido Amigo Vieira Calado, li e reli tão bom texto... Nunca por aqui tinha passado... Fiquei maravilhada, como o Amigo explica os factos...
A foto soberba... Já sou sua seguidora, passo a visitá-lo nesta bela casa, se não se importa... Quero aprender!...
Um grande abraço de carinho e ternura,
Fernandinha

Dreamaster disse...

Sr. Vieira Calado, muito obrigado pela sua visita.

Neste momento as fotos estaõ disponiveis na casa mãe, a unica a funcionar em pleno.


Gostei deste seu blog. Desde miudo gostava de ver as fotos do espaço e suas estrelas e planetas e depois mais tarde este assunto tornou-se de grande interesse pra mim ( mas não a um nivel academico), mas nos ultimos anos tenho relegado esta temática pra segundo plano. Ver se recupero esta temática no meu blog.


Abraços,
D.

Valentim Coelho disse...

Olá,
Einstein foi um génio capaz de compreender as leis do universo, elaborando assim muitas teorias que muito nos tem ajudado. Depois dele só Carl Sagan, que nos deu uma imagem do universo e nós pôs a sonhar, em viagen pelo universo infinito.
Boa semana.
Abraço

Elena disse...

O inagotável talento de Einsten residia na sua enorme curiosidade por compreender os segredos do universo. Fico curiosa pelo seu próximo post.
Un saludo

Nanda Assis disse...

muito maneiro este texto, cara isso é fescinante.

bjosss...

A OUTRA disse...

Oh...Oh... e eu que gosto de contemplar as estrelas da nossa galáxia, fiquei encantada com este lugar.
Para visitar a Torre Vasco da Gama, tem de esperar uns dois anos, pois está fechada ao público para a construção do Hotel.
Depois é só puchar os cordões à bolsa e ir dormir naquele 5* que deve ter uma vista maravilhosa.
Como tem 20 andares, devem ser perspectivas maravilhosas.
Eu já estou a fazer economias para isso, vamos ver se a "crise" não se agrava...
Bom fim de semana
Maria

Goldfinger disse...

Meu caro

Einstein foi um génio realmente.
Depois dele lembro-me de poucos...

Um bom domingo e um abraço

GOLDFINGER

Isabel José António disse...

Que ideia interessante para um blogue! Parabéns

Goldfinger disse...

Amigo Vieira Calado

Passo para lhe desejar uma óptima semana, cheia de astros e poesia.
Espero que tenha recebido o meu email confirmando-lhe não só o depósito de seu livro, de que agradeço a dedicatória, mas também o nome que provavelmente lhe apareceu na liquidação.
Um abraço