DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 15 de setembro de 2009

NEBULOSA PLANETÁRIA


.

A imagem que produzimos é duma nebulosa planetária catalogada com o nome de NGC 6751.

A denominação “planetária” nada tem a ver com planetas existentes ou em formação.

A designação genérica ficou, porque na primeira, do género desta a ser observada, os astrónomos julgaram ver a formação de planetas.

Ela é o resultado da expulsão de gases e poeiras (ver postagem anterior), indiciando o fim da estrela.

As cores mostram diferentes temperaturas e são obtidas por filtros especiais.

As regiões azuis são as mais quentes e as vermelhas ou laranja, as mais frias.

Também foi calculada a temperatura da superfície da estrela (que se encontra no meio da imagem): cerca de 140.000º Célcius.

.

Imagem Hubble

17 comentários:

Dalinha Catunda disse...

Olá Calado,

Vendo, estudando seu blog e misturando realidades. criei este poema.
Um abraço Dalinha

APENAS NEBULOSA

Hoje me chama estrela,
Porém não fico orgulhosa.
Porque no fundo bem sei,
Que sou apenas nebulosa.

Sou nuvem de gás e poeira,
Vagando na imensidão.
Estrela algum dia fui,
Bem antes da explosão.

Após juntar os meus cacos,
No espaço celeste perdidos
Voltarei a ser uma estrela,
Mas me não faça pedidos



Vou postar no meu blog.

Dalinha Catunda disse...

Oi amigo,
Só para dizer que o ultimo verso, do meu poema postado neste comentário, corrigido é:Mas não me faça pedidos.
Abraços,
Dalinha

tecas disse...

Olá meu amigo e Mestre! Após as férias, é uma delícia passar pelo seu blog em que muito aprendo. Na "Nebulosa Planetária" uma lição a guardar. Adorei.
Bji e obrigada.

mariam [Maria Martins] disse...

FASCINANTE!

um abraço
mariam

Pedro Ventura disse...

Obrigado pelo comentário, e tem toda a razão mas não podemos baixar os braços, certo?!

Abraço

Clotilde S. disse...

Vieira C.,

Vais desculpar a minha ignorância em termos de astronomia e por esse motivo mesmo me impedir de comentar dignamente neste teu blog.

No entanto, como me interesso muito por astrologia,acabo por apreciar imenso esse lado científico e muito concreto dos astros.

As nebulosas são efectivamente espectaculares.

Beijinhos,

Clotilde

Anônimo disse...

高雄旅遊墾丁旅遊
阿里山旅遊台東旅遊
清境旅遊包車旅遊
高雄一日遊墾丁一日遊
台南一日遊∣觀子嶺旅遊
高雄墾丁WISH計程車(七人座)高雄租車九人座
機場接送一日遊

Anônimo disse...

1.你了解關鍵字廣告的陷阱與秘密???
2.你了解SEO技巧???
3.你了解網路行銷的方式與種類???
4.你了解關鍵字行銷後的商機!!!
5.你了解SEO作業與流程!!!
6.你認為網路行銷多少才合理???
7.你了解網站排名的注意事項!!!

Valentim Coelho disse...

Olá,
é uma nubelosa bem quente esta :)
Mais uma excelente informação sobre astronomia.
Cumprimentos

Anônimo disse...

您想娶到一位勤勞、漂亮、甜美、不愛慕虛榮的美嬌娘,做為您終身伴侶?親密愛人提供大陸新娘、外籍新娘、越南新娘、新娘配對、婚姻介紹、婚姻仲介、未婚聯誼、相親、紅娘配對排約、男女交往、婚友聯誼服務、交友與協助來台、兩岸結婚相關證件辨理等,大陸方面有廣西新娘、婚友仲介、福建新娘、婚友介紹、大陸、廣西新娘、婚姻仲介。

本網站為直營網站,專業經驗,誠信負責,合法保證,全省服務,我們會依照您喜歡與適合的對象、個性類型,來安排聯誼認識,避免將婚姻商品化買賣之商業行為,因為『婚姻』是一輩子的終身大事。

外籍新娘 外籍新娘 外籍新娘
大陸新娘 大陸新娘 大陸新娘
越南新娘 越南新娘 越南新娘
東北新娘 東北新娘 東北新娘
廣西新娘 廣西新娘 廣西新娘
吉林新娘 吉林新娘 吉林新娘
福建新娘 福建新娘 福建新娘
中國新娘 中國新娘 中國新娘

Anônimo disse...

新彩整形外科診所
整形整形外科隆乳內視鏡隆乳豐胸果凍矽膠雙眼皮割雙眼皮縫雙眼皮開眼頭眼袋隆鼻韓式隆鼻抽脂削骨狐臭、>>>參考網站

Deusa Odoyá disse...

olá meu bom e querido amigo Calado!!!
Um super documentário, parabésn uma super aula de astronomia.
meu lindo amigo, uma semana regada de muitas realizações e paz.
Beijinhos doces.
Regina Coeli.
Aguardo sua visita, viuuuuuu.

manuel afonso disse...

Coisas do espaço infinito que me fazem reflectir o quanto eu sou pequeno e insignificante. Depois são os tamanhos, distâncias e tempos, tudo astronómico, incomensurável aos nosso olhos e medida. Fascina-me, até pela simples razão de pretender saber, mas saber com razões de ciência, porque a terra a ser habitada por seres vivos? Porquê estas distâncias que permitem a especulação da existências de outros seres em lugares não alcançáveis. A imagem também é maravilhosa.

Angela Ladeiro disse...

Obrigada pela partilha. Alguma coisa me ficará, desta leitura. Atractivo, simples e fascinante, mesmo para os analfabetos!

DE-PROPOSITO disse...

Coisas que nos deslumbram.
--------
Um abraço.
Manuel

Anônimo disse...

I wish you health and happiness every day!
Ich wunsche Ihnen Gluck und Gesundheit jeden Tag!
Je vous souhaite sante et bonheur chaque jour!

網路行銷
seo

Spiritual disse...

Fabuloso, não fazia ideia que era por esse motivo que se designavam nebulosas planetárias!