DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AS ESTRELAS

.
Estrelas #1


Há boas razões para crer que foi o Big Bang (uma explosão inicial, de proporções inimagináveis), que deu origem ao nosso Universo.
Esse acontecimento apocalíptico ter-se-á dado há cerca de treze mil milhões de anos, segundo os últimos cálculos, iniciando um decurso que levou à formação das estrelas e à sua diversidade, embora não esteja ainda estabelecida a maneira como elas se agruparam, para produzir esses conjuntos gigantescos a que chamamos galáxias.
.
No entanto, os astrónomos não têm dúvidas de que as primeiras estrelas eram quase exclusivamente compostas por hidrogénio. Todas as observações, medições e cálculo, apontam no sentido de que elas eram constituídas por esse elemento, de um só protão e um só electrão, o mais simples de todos os elementos da Natureza.
.
Quando nasce uma estrela, o seu destino fica imediatamente marcado pela sua massa. A massa está intimamente ligada à força da gravidade. Se for muito maior que o Sol, essa força (que tudo puxa para o interior - o centro de gravidade) engendra colossais pressões e temperaturas internas e consequentes reacções de fusão nuclear: a estrela consome-se rapidamente e subsiste durante pouco tempo, antes de experimentar catastróficas convulsões que acabarão por levá-la a explodir.
Ao invés, se for pequena, terá uma existência serena durante muito milhares de milhões de anos.
.
É o caso do Sol, que muito consideram como um estrela anã.

10 comentários:

Patrícia Colmenero disse...

Fascinante pensar que o sol, do qual todos dependemos, é uma estrela tão pequena e que é por isso que ele nos serve tão bem!
Elucidativo seu texto!
Obrigada pelo comentário no meu blog. Postei novo texto, se quiser ler!

António Inglês disse...

Amigo Vieira Calado

É interessante perceber que o Sol afinal é tão pequenino, quando a noção que temos é exactamente a contrária. Já não tenho cabeça para aprender muita coisa mas a astronomia deve ser apaixonante.
Desejo-lhe uma óptima semana.
José Gonçalves

Valentim Coelho disse...

Olá Vieira Calado,
mais uma interessante postagem sobre astronomia.
Cumprimentos.

Vanuza Pantaleão disse...

Oi, Vieira!
Desculpe-me só agora retornar ao seu segundo comentário! Mas somos amigos de tão longa data que acredito possa me perdoar.
Pois é, fiquei preocupada com a sua informação sobre o peso d nosso blog e andei pedindo dicas ao meu filho que é tecnólogo em informática. Por fim, o que pude depreeender é que, em termos de programação de Windows Vista, ele alega que se trata de um péssimo programa. Tenho aqui em casa dois Pcs e todos dois nos dão problemas mesmo sendo o segundo mais moderno. Tem dia que tudo fica travado, difícil, uma coisa muito séria mesmo. Acho que o Bill Gates quis testar nossa paciência e ficar mais rico ainda, rssss.
Mas muito grata por alertar-me!
Adoro Astronomia e vez por outra me vejo pesquisando sobre essas questões de big-bang, buracos negros, estrelas que morrem e ainda as vemos no céu. Enigmas da Criação que a ciência ainda tenta investigar e isso é maravilhoso. Ótimo tema!Adorei!
Um final de semana bem gostoso!!!Bjsss

Vanuza Pantaleão disse...

Corrigindo: "depreender". Essa digitação também não vai nada bem, rsrs.

antonior disse...

Muito interessante.

Lembrei-me das leituras que fiz de Stephen Hawking...

Um abraço

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Val Du disse...

Vieira

Muitos vivas ao sol!

Maravilha de blog!

Bjos

Spiritual disse...

Parece que as estrelas nos querem dar lições de humildade! As malandras! :D

Felicidades!

Leonor Lourenço disse...

o retirei. Espero que não se zangue com isso. Venho ao seu blog várias vezes :gosto muito de astronomia, inclusivé lançei um livro para a infância, que foca conceitos de astronomia mas tenho MUITO a aprender. Achei este texto por ser interessante mas estar escrito de forma simples e cativante, bom para quem não domina bem a "matéria" como Vieira Calado. MUito obrigada
Leonor