DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sábado, 2 de abril de 2011

SATURNO



.

Os antigos atribuíam a este planeta uma grande importância celestial e divina.
No antigo Egipto, Saturno era “uma estrela geradora superior”, baptizada de Hor-ka-ker. Na mitologia grega, Saturno figurava o deus Kronos, o Tempo, e era o pai de Zeus. Para os assírios, tal como para os gregos, Saturno era o deus do Tempo. Também era adorado na China, como o “planeta eterno”, chamado Tien-Sing. Esta ideia de eternidade, ou longínqua proveniência, estava igualmente patente na mitologia indiana, onde era conhecido por “aquele que se move lentamente”.
Sob o ponto de vista astronómico, Saturno é um grande planeta gasoso, o último possível de ver a olho nu, da corte que rodeia o Sol. Por isso, é observado desde tempos imemoriais. A sua leve coloração amarelada e o seu aspecto, assemelham-no a uma estrela de primeira grandeza.
Só em 1660 foi possível observá-lo melhor, depois de Galileu ter inventado o telescópio, mas mesmo assim indistintamente, pois que o planeta está rodeado de anéis e eles mudam regularmente a sua posição em relação ao plano terrestre.
É umas 600 vezes maior do que a Terra e é constituído quase totalmente por hidrogénio, tal como Júpiter e o próprio Sol.

2 comentários:

Je Vois La Vie en Vert disse...

Hoje várias pessoas me disseram que sentiam-se estranhas. Terá alguma coisa a ver com a aproximação do equinócio ? Eu até me senti muito bem hoje, gosto do calor, fui mergulhar os pés na água e deitar fora todas as más energias !
Podes voltar quando te apeteceres para ouvir rádio no meu cantinho verde !
Beijinhos
Verdinha

Je Vois La Vie en Vert disse...

Obrigada, amigo Vieira, pela explicação. Eh eh, sou mesmo loira...
Tenho que reconhecer que não percebo muito de astronomia e que devia ler mais vezes os seus artigos para aprender mais...
Também não devia repetir os disparates que me dizem sem ter pensado naquilo que digo...pelo menos, tenho o mérito de confessar a minha burrice ! ;) Claro que o equinócio já passou se já estamos na primavera !
Obrigada pela sua resposta e...pela sua paciência em esclarecer uma...loira !
Beijinhos
Verdinha