DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

domingo, 8 de maio de 2011

CONSTELAÇÃO TOURO


O Touro (Taurus) é uma das quarenta e oito constelações da lista elaborada por Ptolomeu, na sua obra, Almagest, dois séculos antes de Cristo. É reconhecida como constelação, desde os caldeus que viveram há cinco mil anos. A sua estrela mais brilhante é Aldebaran (o olho do toiro) - segundo os árabes.
Podemos facilmente observá-la na região zodiacal, nos nossos céus nocturnos, entre Carneiro e Gémeos, próxima da grande constelação de Orion. É uma das mais celebradas e esbeltas dos nossos céus e representa a cabeça do touro, segundo as mitologias ocidentais, mas também um prado (a inteira constelação), na mitologia inca das américas pré-columbianas, relacionando-se com o mesmo tipo de fantasia ou ilusão, embora se saiba quão distante dos povos do Mediterrâneo se encontrava essa civilização.
No entanto, sabe-se o valor que os antigos atribuíam ao touro, que era sinónimo de força e fertilidade e isso, provavelmente, tem a ver com o que se pretendia para o nascimento dum novo ano. 
O Touro é citado na mitologia grega e seria nen mais nem menos do que Zeus disfarçado de touro,  numa das suas habituais aventuras amorosas.
Para os egípcios era Ápis,  e os judeus assimilavam-no ao Bezerros de Ouro.

5 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Então, pelo que li, o disfarce dos "touros" já vem de longe...
Aventuras amorosas?
Boi Ápis?
Bezerro de Ouro?
Que ribaldaria ou regabofe dos deuses.
E eu a pensar que eram coisas só do nosso tempo, mas pelos vistos as aventuras amorosas já vêm de longe.
A brincar também se aprende que a estrela mais brilhante é Aldebaran e não um qualquer aldrabão desses santos de S. Bento.
Uma boa semana.

Maria Luiza Pereira disse...

Oi Vieira!!!
obrigada pela gentil visita!!!!
bj

Valquíria Calado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valquíria Calado disse...

Touro, o homem em sua restrita sabedoria, repete os nomes... eu seria mais criativa, talvez menos sábia, mas os menos inteligentes tem o dom de serem criativos, só pra compensar.
Eu não gosto de touros,tenho trauma, fui perseguida por um em uma visita a fazenda; A palavra touro escureceu as estrelas, desculpe.

Bom fim de semana.

Anônimo disse...

encontrei um erro : nen mais nem menos