sexta-feira, 14 de março de 2014

ESTRELA BETELGUESE


O Sol é apenas um pixel...

A Betelguese é uma das mais visíveis estrelas da esbelta constelação de Orion.
É uma supergigante vermelha. Quer isso dizer que tem uma coloração claramente avermelhada e que tem um diâmetro gigantesco, de mais de 800 milhões de quilómetros! Se estivesse onde está o Sol, chegaria até além da órbita de Marte. Foi a primeira estrela cujo diâmetro foi medido com alguma precisão, graças às potencialidades dos interferómetros.
È uma estrela velha (embora tenha uma idade duns meros dez milhões de anos*) e que deverá explodir em supernova, já que caminha para o fim da vida. Quando isso acontecer terá uma luminosidade tal que, mesmo à distância a que está (cerca de seiscentos anos-luz), será tão brilhante como a Lua em quarto crescente! E isso poderá acontecer dentro duns mil anos, ou um pouco mais, talvez uns dez mil. No entanto, ela encontra-se muito longe, e o efeito catastrófico dessa explosão, não deverá afectar o Sistema Solar, nomeadamente, a Terra, e a sua camada de ozone vulnerável aos raios cósmicos formados durante a explosão, e que destroem o ozone.

Betelguese é a Alfa.
* A massa duma estrela condiciona o seu tempo de vida. Quanto mais massa tiver, menos tempo vive. Acontece que ela tem vinte vezes mais massa que o Sol e é quarenta milhões de vezes maior. O Sol, relembre-se deve durar uns dezmil milhões anos, estando, agora, em meia-idade.
Postar um comentário