DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sexta-feira, 27 de junho de 2014

AURORAS BOREAIS



Foi o genial Galileu Galilei que, no ano já remoto de 1619, deu nome a esses fenómenos espectaculares que acontecem nos céus polares, mais propriamente, o caso das auroras boreais, nos céus do norte. 
Também acontecem nos céus austrais, como seria de esperar. 
Galileu socorreu-se dos nomes Aurora e Bóreas, para denominar esses acontecimentos. Aurora era o nome da deusa romana do amanhecer e Bóreas o deus do vento norte.
O fenómeno é devido ao impacto das partículas do vento solar e das partículas de poeiras espaciais, sobre as altas camadas da atmosfera terrestre, entre os 80 e os 150 kms de altitude.
O responsável pelo belo espectáculo que elas proporcionam, são as erupções solares.

3 comentários:

Shirley Brunelli disse...

Esse fenomeno acontece na Finlândia, Escandinávia, Canadá, Sibéria... Na Finlândia acontecem cerca de 200 auroras boreais por ano. Essas partículas que se desprendem do Sol, os íons, viajam pelo espaço a uma velocidade de até 700Km por segundo...
Beijos, AC!

Voyance mail disse...


Toujours aussi passionnant et tellement diversifier, je suis heureuse moi qui suis invalide vous m’apportez que du bonheur. Continuez ainsi !
voyance gratuite par mail

voyance gratuitement disse...

Acabei de encontrar o seu site e como apaixonado sobre viagens, obrigado e desejo-lhe uma boa continuação. Especialmente sempre mantê-lo; seu site é ótimo!
Cordialmente