DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A NAVE ROSETTA


A nave Rosetta, lançada desde a Terra, há mais de dez anos, acaba de alcançar o seu objectivo: o cometa denominado 67P/Churyumov-Gerasimenko, a cerca de 450 milhões de quilómetros, três vezes a distância que nos separa do Sol!
Recentemente, quando já a curta distância, a nave enviou uma sonda (Philae), que aterrou na superfície do cometa. Isso aconteceu como previsto, sete horas depois.
Aí, irá efectuar várias tarefas, como medir o campo magnético do cometa e realizar perfurações até os 30 centímetros de profundidade, para estudar os materiais da superfície do núcleo. A ESA (Agência Espacial Europeia – sigla inglesa), que é responsável pelo projecto, também pretende estudar a cauda do cometa, particularmente a sua água (e compará-la com a da Terra), e analisar diferentes moléculas complexas.

6 comentários:

Emília Pinto disse...

Amigo, eu até entendo que todas estas pesquisas no espaço interessem para a nossa vida cá na terra, mas lembro-me sempre de uma canção do Guilherme Arantes onde ele a certa altura canta......".Andam eles a fazer xixi nas estrelas... " Parece-me um absurdo que andem ocupados com outros planetas, cometas etc, etc, quando não se mostram capazes de cuidar deste nosso planeta terra. Infelizmente, é assim e por isso não me encanta nada essas idas ao espaço.Beijinho, amigo!
Emília

Marina Filgueira disse...

¡Hola, Maestro!!!

Nos dejas toda una lección en ese vídeo, imagen y letras.
Tengo que decir que estoy totalmente de acuerdo con el comentario de Emilia.
Ha sido un placer.
Te dejo mi mi felicitación y mi estima.
Besos y feliz fin de semana.

cris disse...

Olá, Poeta.
Na minha opinião é um grande feito dos cientistas que vêm se dedicando há anos neste projeto. Parabéns para eles.

voyance par mail gratuite disse...

Os meus parabéns para o seu site! Ele me ajudou muito e gostei, especialmente todas as suas ações são interessantes. Longa vida para o seu site. Acima de tudo, nunca desista; seu blog é realmente ótimo!
Boa sorte

voyance par mail gratuite disse...

Olá,
uma nota rápida para dizer-lhe que eu amo o seu blog, para que eu não me privo!

voyance gratuite en ligne disse...

Graças a você, eu aprendi muitas coisas interessantes. Espero aprender mais. Quero parabenizá-lo por estes maravilhosos partilha. Continue esse!
Sinceramente