DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

segunda-feira, 21 de julho de 2008

MEDIÇÕES ASTRONÓMICAS (1)

.
A nossa vida diária impõe a necessidade da utilização de vários sistemas de medidas. Os instrumentos ou os aparelhos que utilizamos (balanças, fitas métricas, relógios, entre outros) podem considerar-se inexactos, mas são os exactamente adequados a essas funções.
No entanto, quando o Homem pretende estudar aprofundadamente certos aspectos das ciências, quer seja a física tradicional e a física atómica, a química ou a astronomia, são necessários instrumentos de medida de grande sensibilidade e precisão.
Assim, a nave que transportou Aldrin e Armstrong (os primeiros homens a desembarcar na Lua), viajando a uma velocidade bem determinada, tinha de estar completamente segura de que ia aterrar num sítio exacto do mar da Tranquilidade, e isso só era possível desde que se conhecesse, de antemão, entre muitas outras coisas, a distância certa, entre o Cabo Canaveral e a Lua.
Calcular as distâncias que nos separam de diferentes corpos celestes, parece muito difícil. Mas não é.
Assim como não é difícil, ao homem comum, desconhecedor das matemáticas e da trigonometria, saber por exemplo, a altura exacta duma árvore bem alta, sem necessidade de subir ao seu topo, mesmo se estiver muito longe dela! Basta usar um pauzinho. Com um olho fechado e de braço esticado, faz-se coincidir a imagem do pauzinho, com a da árvore. Uma rotação, até à horizontal, permite ver aonde recai a outra extremidade. O tamanho da árvore é igual à projecção horizontal do pauzinho, no chão! Depois, é só medir.
A primeira das medições que se pode considerar astronómica, foi realizada por um grego antigo, chamado Eratóstenes, director da famosa Biblioteca de Alexandria. Ele realizou a proeza impressionante de calcular o perímetro da Terra, há mais de dois mil anos!
É o que veremos em posterior postagem.

14 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
obrigado
por mais uma aula,
,
abç,
*

AC disse...

Cool.

Um abraço

Antunes Ferreira disse...

LISBOA - PORTUGAL

Olá!

Cheguei a este blogue através de outros que costumo visitar e neles postar comentários. Cheguei, vi e… gostei. Está bem feito, está comunicativo, está agradável, está bonito – e está bem escrito. Esta é uma deformação profissional de um jornalista e dizem que escritor a caminho dos 67…, mas que continua bem-disposto, alegre, piadista, gozão, e – vivo.

Só uma anotaçãozinha: Durante 16 anos trabalhei no Diário de Notícias, o mais importante de Portugal, onde cheguei a Chefe da Redacção – sem motivo justificativo… E acabo de publicar – vejam lá para o que me deu a «provecta» idade… - o me(a)u primeiro livro de ficção «Morte na Picada», contos da guerra colonial em Angola (1966/68) em que bem contra vontade, infelizmente participei como oficial miliciano (obrigatório, porque vindo da Universidade).

Muito prazer me darás se quiseres visitar o meu blogue e nele deixar comentários. E enviar-me colaboração. Basta um imeile / imilio (criações minhas e preciosas…) e já está. E se o quiseres divulgar a Amiga(o)s, ainda melhor. Tanto o blogue, como o imeile, tá? Muito obrigado

www.travessadoferreira.blogspot.com
ferreihenrique@gmail.com

E venho pedir-te o teu telemóvel (celular) para poder contactar-te mais facilmente, a fim de implementar e desenvolver o projecto que tenho para o meu www.travessadoferreira.blogspot.com e que, como já sabem, é conferir ao meu/vosso/NOSSO blogue a característica de PONTO DE ENCONTRO entre os nossos dois Países fraternalmente ligados. No que estou, pela minha parte, a desenvolver todas as diligências que, naturalmente, me forem possíveis.
E, naturalmente também, para poder enviar-te «coisas» que ache interessantes. Se, porém, não as quiseres, diz-me eu paro logo. Sou muito bem-mandado (a minha mulher que o diga…) e muito obediente (cf. parênteses anterior).
Já solicitei a colaboração da Embaixada de Portugal em Brasília, que tem à frente dela um diplomata fora de série, o meu querido Amigo, Dr. Francisco Seixas da Costa e na qual se integram mis dois bons Amigos de longos nos: o Adriano Jordão e o Carlos Fino. Seixas da Costa criou um blogue magnífico Embaixada de Portugal no Brasil, www.embaixada-portugal-brasil.blogspot.com, que vos recomendo vivamente visitar. Tem tudo sobre as relações entre as duas Nações. Espero fazer o mesmo com a do Brasil em Lisboa.
Este é um desejo que já ultrapassa a simples intenção. Ambiciosamente, neste momento possui muitos comparticipantes – como desejo que seja o teu caso. Mas, com o empenhamento, a ajuda, o entusiasmo e a alegria que tenho encontrado – iremos longe. A internet (apesar dos aspectos negativos que ainda apresenta) tem uma força incomensurável e desenvolvimento tecnológico que se actualiza dia a dia.
Abrações e queijinhos, convenientemente repartidos e distribuídos

PS 1 – Quando navegarmos em velocidade de cruzeiro, quero alargar o Travessa aos outros PALOP. Que achas?
PS 2 – Desculpa por este comentário ser tão comprido e chato. Como a espada do D. Afonso Henriques…

mariam [Maria Martins] disse...

interessante... muito!

um sorriso :)

xistosa, josé torres disse...

Andava intrigado, por que é que os chineses tinham dois pauzinhos.
Para um, depois da claríssima explicação, fiquei a saber.
Fico a imaginar para que servirá o outro ...

Se não fosse para aprender e para o desinquietar, não me deslocava do Norte ao Allgarve, desculpe, ao Algarve. ( A outra grafia foi a invenção do ... bem, vou manter o silêncio ...).

Não sei se conhece como se mede a altura dum prédio, com um Barómetro ... se desejar, diga, que envio-lha.
Escusa de pensar ... porque não é isso!

José António disse...

Com esta simplicidade, até fiquei a ver estrelas.

A's Closet disse...

Não percebo nada destas coisas da astronomia mas sei que Lagos é lindíssimo! :) Bom sítio para se viver.

espirra canivetes disse...

Interessante...
Deixo uma pequena lembrança:

Aaaaaatchiiiim

Anônimo disse...

olha que giro
amor faz a minha carta astrologica.
pago o teu trabalho sem olhar a despesas
mariafranciscagorditalinda@gmail.com

xistosa, josé torres disse...

Amigo Vieira Calado

Eu sou "novo" nestas andanças ... depois de velho, caminhamos a 4 e é mais fácil escrevermos no teclado.

Eu que visito 107 blogs. vou-lhe deixar a postagem que escrevi ao meu visitante, (e seu):

"antunes ferreira"

Blogger xistosa - (josé torres) disse...

VISITANTE

antunes ferreira

Sou talvez mais novo, mas sou desconfiado.
Já vi a sua publicidade em muitos blogs e DIGO-LHE, aqui, JÁ QU NÃO PODE SER OLHOS NOS OLHOS, que não gosto da sua conversa, desculpe, da sua escrita.

Mas eu sou um deus menor ...
NÃO ME TENHA EM CONSIDERAÇÃO ... eu fico com endereço ...
Talvez o visite, quando consumir o estigma !!!

Eu naõ percebo nada disto ...
Há mais de 55 anos, um coronel, o Coronel MELO VIEIRA, em Castelo Branco, disse ao meu pai, acabado de chegar ...
- TODO AQUELE QUE TE FOR APRESENTADO, CONSIDERA-O UM FILHO DA PUTA ATÉ TE PROVAR O CONTRÁRIO!!!

Eu era um puto ... nunca mais esqueci estas palavras sibiladas ...


Sou assim ...
Se não gostar, peço desculpa ... mas há mais satélites, planetas, cometas, nebulosas e outras coisas afins ...

25-07-2008 23:29



Posso ser injusto, mas se o conhece, diga-me algo, para lhe pedir desculpas ... é que sou desconfiado ...

Treasureseeker disse...

Olá.O seu blogue é,deveras,interessante.Desde a infância que me interesso por temas destes.Lembro-me que não perdia a série "Cosmos" do falecido Carl Sagan.Era um culto!
O Algarve é um óptimo sítio,tenho a certeza,para a observação e o estudo dos corpos celestes.
Bem,agora fico por aqui.Depois falaremos melhor.
Até à próxima!

J Araújo disse...

Mas uma vez vim deliciar de seu belos artigos e poesias.

Bom final de semana!

A Professorinha disse...

Estive a ver no outro dia o filme Apollo 13 e aprendi umas coisas bastante interessantes sobre esses cálculos... É fascinante...

Eu sei que não é preciso telescópio, mas adorava ver a lua mais de perto...

Beijos

Kim disse...

Adorei a medição do pauzinho!
Fico à espera da próxima prometida medição.