DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 6 de setembro de 2011

OS GRANDES IMPACTOS

A GRANDE CRATERA DO ARIZONA

Todos os dias, a Terra é autenticamente bombardeada por um sem número de fragmentos de rocha vindos do Espaço. Calcula-se que umas mil toneladas desse material cósmico chegue diariamente ao nosso planeta. São conhecidos por meteoritos. Esses meteoritos têm diversas dimensões; vão desde grãos de poeira até outros que pesam vários quilos, ou até muitas toneladas. Pode dizer-se que a sua frequência está directamente relacionada com as suas dimensões. Nestas condições, os mais pequenos são os mais frequentes, sendo cada vez mais raros os de maior porte.
Assim sendo, o volume do meteorito (também há quem o considere um asteróide) que deu origem à cratera da gravura, já é bastante raro. Felizmente, para nós.
A cratera do Arizona, também conhecida por cratera de Baringer, é um enorme buraco causado por um grande meteorito que aí caiu há 50 mil anos. Tem cerca de 200 metros de profundidade e um diâmetro que ronda os 1. 500. Deveria pesar 300.000 toneladas, tendo um diâmetro duns 40 metros. A velocidade do impacto e a consequente temperatura desenvolvida, derreteu parte da rocha.
Hoje em dia, o local é um ponto turístico, visitado por muitos curiosos e estudado pelos cientistas, pois, cerca de metade do objecto permaneceu intacto. A sua entrada intempestiva, nas altas camadas da atmosfera, a uma velocidade de mais de dez quilómetros por segundo, fê-lo aquecer drasticamente, fragmentando-o em bocados que depois se espalharam pelo deserto, numa nuvem de fragmentos de material ferroso, um dos seus principais constituintes.

5 comentários:

São disse...

Impressionante!

E claro que este acontecomento poderá repetir-se.

Uma boa semana

Anne Lieri disse...

Vieira,muito interessante esse assunto.Estou lendo sobre isso no livro "Poeira das estrelas". Um assunto que me deixa bastante curiosa tb!Obrigada por compartilhar!Seu livro está postado no Recanto dos autores.Bjs,

Anônimo disse...

Felizmente que caiem poucos, né?

xistosa, josé torres disse...

Isto não é humor negro... é um sentir um formigueiro na "caneta para escrever" e comentar.
Na América é tudo em grande... caiem torres gigantes e caiem gigantes... meteoros, ou a esta avantesma (ou abantesma) podemos chamar meteorito?
Um bom domingo.

Dona Sra. Urtigão disse...

Como ? Mil toneladas ao ano ? Em quantos milhões de anos... O que causa à Terra todo esse adicional ? É proporcionalmente insignificante ? Milhões de toneladas...