DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sexta-feira, 27 de junho de 2008

O PLANETA VÉNUS

.
VÉNUS


.
UM POUCO DE MITOLOGIA
planetas #2

O nascimento de Vénus, quadro de Botticelli.

O planeta Vénus era a deusa da beleza e do amor, para os antigos romanos. Se aparecia pelas manhãs chamavam-lhe Hesperius, e Fósforo, pelas tardes. Para os gregos era Afrodite.
Esta deusa foi uma das divindades mais veneradas na antiguidade. Segundo a lenda, nasceu da espuma do mar. Uma concha de madrepérola cobriu essa espuma, servindo-lhe de abrigo. Mais tarde, foi levada pelo mar até à ilha de Chipre, onde se abriu, fazendo surgir Vénus. Zéfiro, um dos oito ventos, entregou Vénus às mãos das Musas, que se encarregaram de criá-la e educá-la. A história da deusa prossegue com o seu casamento com Vulcano, o desajeitado e o feio deus que trabalhava na forja, coadjuvado pelos ciclopes, que eram uns horríveis gigantes de um só olho. Entre outras missões, fazia os raios do trovão, que Júpiter (o deus supremo) utilizava para descarregar a sua fúria e o seu castigo sobre os mortais que se portavam mal.
Sendo feio e desajeitado como era, Vulcano foi enganado de mil formas, por sua belíssima e sensual esposa.
A aventura amorosa que a deusa do amor teve com Marte, o deus da guerra, foi a mais escandalosa que se deu na morada dos deuses, o monte Olimpo, e desses amores nos faz eco Camões, numa passagem dos Lusíadas.
Encontravam-se muitas vezes, em local secreto. Ora, certa vez, Febo, também considerado como Apolo, o Sol, e que também amava Vénus, seguiu os dois apaixonados até ao seu esconderijo secreto e, espiando-os de perto, chamou Vulcano para se dar conta do que sucedia. Apanhando os amantes em flagrante, Vulcano envolveu-os numa forte rede invisível e chamou todos os deuses para que testemunhassem o adultério.
Desse amor com Marte, Vénus teve um filho, Cupido, ou Eros, o deus do amor.
Percebendo os males que Cupido poderia causar, devido ao adultério, Júpiter pediu a Vénus que se desfizesse dele, mas ela não lhe obedeceu. Como Cupido estivesse condenado a ser sempre criança, enquanto não tivesse outro irmão, Vénus teve outro filho de Marte, Anteros, ou o antiamor, "aquele que transforma o amor em ódio".
Além de Cupido, Vénus teve outros amores, como Baco (o deus do vinho).
Mas a sua maior paixão foi por Adónis, um mortal que era mais belo do que qualquer dos deuses. Por ele, Vénus fugiu do Olimpo e desdenhou da companhia dos deuses. Foi por isso que, Marte, cheio de ciúmes, se transformou em javali, atacou Adónis e o matou. Vénus, depois de muito chorar, transformou Adónis numa efémera e bela anémona.
Neptuno terá sido o seu último esposo. A lenda diz-nos que Neptuno, um deus marinho muito antigo, filho do Oceano e de Tétis, casou-se com sua irmã gémea, Dóris, que lhe deu cinquenta belíssimas ninfas marítimas que foram chamadas Nereidas. Neptuno tinha o seu palácio no fundo do mar, cavalos com crina de ouro que puxavam o seu carro por sobre as ondas, e ostentava um tridente. Apaixonou-se por Anfitrite, mas esta, temendo a severidade do deus e os perigos dos abismos, fugiu amedrontada. Refugiou-se nos rochedos próximos ao Monte Atlas, mas lá foi encontrada por dois golfinhos que a persuadiram a aceitar o amor de Neptuno. Anfitrite deixou-se convencer e os dois peixes a levaram para junto do deus marinho que, agradecido, pediu à Júpiter, seu irmão, que os imortalizasse.
Neptuno e Anfitrite formaram um casal muito feliz e de sua união nasceram não só inúmeras Ninfas marinhas, como também o mais famoso dos divinos seres da água, Tristão.
Uma outra lenda conta que dois golfinhos salvaram a vida de Vénus e de seu filho, Cupido, quando ambos eram perseguidos pelo gigante Tifon, durante a guerra que Júpiter desencadeou contra os monstruosos gigantes.
Mas isto são histórias de outros tempos, deuses, prodígios e mistérios insondáveis.
Hoje em dia, os astrónomos procuram desvendar os segredos mais íntimos da deusa - o planeta Vénus, o segundo a contar do Sol, ainda envolto em muita sombra e desconhecimento.
Uma das maneiras tem sido enviar sondas, para descer até às profundezas da sua densa atmosfera.
É o que veremos numa posterior postagem.

11 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Será a sondar que vão desvendar os segredos ocultos?

Cá pela Terra, destrói-se o matagal e depois investiga-se.

Será que há florestas em Vénus?
E neve no Monte?

Um bom fim de semana.

Vanuza Pantaleão disse...

Os deuses do Olimpo, como eram vingativos e apaixonados.Sísifo e a sua eterna pedra, Prometeu acorrentado e seu fígado sendo devorado...amigo, não sei muito, mas vim parar por aqui para contigo aprender.Mineralogia, que estudo fabuloso...boa semana!

mariam [Maria Martins] disse...

adoro estórias destas...e escritas assim, por si...excelente!

quanto à imagem, já tive o privilégio
de olhá-la ao vivo...

boa semana
um sorriso :)

Anônimo disse...

Olá boa noite obrigado pelo seu comentário no meu blog.
Essa história nunca passa de moda, é sempre bonito recordae velhas histórias.
Um grande beijo também Algarvio,
aqui da Cristina Bernardo.
Quarteira-Algarve
30 de Junho de 2008

xistosa, josé torres disse...

Que fique bem vincado que não menosprezo a Astronomia.
Por gostar é que venho por aqui.
Nasci assim, sou assim, serei assim e morrerei assim ...
Não vou mudar de "estilo de vida", no ocaso desta.

Venho aqui porque gosto e gosto de deixar um pouco de veneno.
Que me perdoem os deuses, mas principalmente as deusas!

poetaeusou . . . disse...

*
e a erudição, continua,
,
abraço,
,
*

Carlos Rebola disse...

O seu telescópio apontado para Vénus da mitologia, desvendou-nos uma bela história de amor, daquela que deu nome ao planeta tão inspirador ao longo da história da humanidade, planeta a que não raras vezes se diz ser uma estrela, da manhã "Hesperius" e da tarde "Fósforo", também conhecida como a “estrela do pastor”...
Bonita e empolgante descrição da deusa do amor.
A nós simples e efémeros mortais faz-nos falta o alimento que a mitologia nos oferece como neste seu post tão bem construído.

Obrigado e um abraço Vieira Calado
Carlos Rebola

Laura disse...

olá, adoro astronomia mas nada entendo. Claro que é preciso estudar, ver, aprender, mas...
Um abraço enorme da laura..

António Inglês disse...

Meu caro Vieira Calado

Quer a Deusa quer o planeta estão envolvidos em mistérios que sempre o homem quis desvendar.
Existem verdadeiras deusas, autênticas Vénus, que são a perdição do homem. Veremos se o planeta se deixará mostrar tal qual é.
Um abraço e bom fim de semana
António

meus instantes e momentos disse...

muito bons teus blogs meus parabens.

Vanda disse...

VC

gostei de reler as lendas e os mitos ligados a Vénus!

Com efeito o Chipre entra no caminho da Deusa! Foi com surpresa que quando visitei esse país há 3 anos, encontrei indicado o caminho para "onde a Deusa se banhava".


Mas, confesso: naquelas enseadas qualquer mulher se sentiria uma verdadeira Afrodite e qulquer homem, um Adónis ou Apolo! :)

Embora leiga, gosto de astronomia, gosto de observar o que me rodeia e por os olhos, no firmamento à noite...

Bons estudos e boas estrelas para si!