DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

segunda-feira, 13 de abril de 2009

CURIOSIDADES ASTRONÓMICAS

,
* Foi em 1947, depois de acabar a Grande Guerra que assolou a Europa e o Mundo, que o piloto Kenneth Arnold, nos U.S.A. que disse ter visto nove objectos voadores brilhantes que subiam a mais de 1.500 Km/h. Foi então que se começou a falar de discos-voadores.
.
* Vista do espaço, apenas a poucas centenas de Kms de altitude, a Terra enche metade do céu.
.
* Montgolfier construiu o 1º balão aeróstático em 1783, em Avingnon. Numa gaiola iam um pato, um carneiro e um galo.
.
* Entre dois astros, por exemplo entre a Terra e o Sol, há pontos onde as forças gravíticas emanadas, se anulam. Um deles é o Ponto Lagrange 1 - a 1,5 milhões de kms da Terra . Dele se aproveitam os cientistas para colocar satélites artificiais. No ponto Lagrange 1 encontra-se o satélite Soho, para observação contínua do Sol.
.
* Chamava-se Koroliov, o percursor da astrofísica russa. Ele foi o obreiro do sputnik, (o primeiro satélite artificial). Também sob a sua tutela estiveram a cadela Laika (o primeiro ser vivo a voar para fora da Terra), Gagarine, a 1ª mulher no espaço e ainda a sonda que primeiro foi à Lua, deixando placas de foices e martelos espalhadas na sua superfície. Foi também o responsável pelo foguetão N1 que deveria levar um homem à Lua. Mas o dito explodiu num ensaio.
.
* Se fizéssemos corresponder o Universo a uma nota musical, essa nota deveria ser um dó! Porquê? Porque a energia (remanescente) do Universo, ou seja, a radiação que nos cerca por todos os lados e que é o resultado do Big Bang, apresenta um pico de frequência que corresponde a 26 oitavas acima do último dó, a mais alta nota dos nossos pianos!
O curioso é que o grande Johannes Kepler (1571-1630), dizia que “a Terra trautea, na música das esferas, até à eternidade, as notase mi”, (fami – em latim fome!)
Postar um comentário