DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sábado, 29 de maio de 2010

Estória Breve dos Cometas



Excerto do meu novo livro, (Pág. 10).
"ESTÓRIA BREVE DOS COMETAS"
a sair em Junho
  -
 (…) Muitos dos (cometas) que vieram a seguir, foram associados a guerras e catástrofes e até, à ideia da destruição total da Terra.
Em 1531, Luísa de Sabóia, mãe de Francisco I, já na cama da morte, dizia fitando o cometa que estava no céu e que via através da janela: "Eis aí um aviso que não parece mandado a pessoas de baixa condição. Deus no-lo manda para nos advertir. Preparemo-nos para morrer."
William Shakespeare (1564–1616), na mesma linha de pensamento escreveu: "Quando os mendigos morrem não há cometas à vista: os próprios céus anunciam a morte dos príncipes."
Esta ideia de que os avisos do céu eram dirigidos às personagens mais importantes, vinha de longe. Pensa-se hoje que a astrologia datará de há mais de 15 milénios, na Mesopotâmia. Mas os primeiros astrólogos de que há registo, no Ocidente, são de há cerca de 4. 000 anos, quando foi estabelecido o Zodíaco. Estas práticas de adivinhação, provindas dos caldeus, espalharam-se pela Grécia, Babilónia e Roma. 
Os astrólogos ocuparam-se, nos seus inícios, de prever a sorte de monarcas e  países. (…) ,
Numa página do livro: 3 cometas
.

7 comentários:

Valquíria Calado disse...

OK...
CAN'T

Janita disse...

Obrigada pela gentileza do seu comentário no meu blog.
A astrologia é uma ciência que sempre me fascinou, embora seja leiga no assunto.
É uma espécie de atracção pelo desconhecido e por esse universo infinito que nos rodeia e transcende.
Há uns meses atrás fiz um "filme" no Movie Maker acerca do Planeta Marte e parece-me que ficou rasoávelmente interessante. Um dia destes, se calhar, vou publicá-lo no meu blog.
Saudações da Janita

MEU DOCE AMOR disse...

São belos os cometas.Mas, afinal,anunciam ou não acontecimentos?

Que são belos...são.

Gostava de saber

Beijinho doce

Jorge disse...

É um prazer visitar "Astronomia-Algarve" , quanto mais não seja para conhecer os segredos e os mistérios [alguns insondáveis] da Astronomia.
O ego dos nobres, no seu derradeiro alento, sentia-se compensado pela homenagem prestada pelos cometas.
Os pobres, coitados, viam os cometas passar...
Um abraço

Saozita disse...

Agradeço e retribuo a visita no meu blogue, aproveitei para conhecer os seus blogues, e devo dizer que em especial este me agradou imenso pela temática, muito interessante.

Desejo-lhe uma óptima semana.
Bj

xistosa, josé torres disse...

Sempre fui atraído pelos cometas, até que me caiu um nas mãos e que está na oficina.
Sempre me intrigaram estes corpos celestes e até penso que isso de "atirar poeira para os olhos", será um qualquer cometa a dar à cauda.
Penso eu ...
Cumprimentos.

lis disse...

Oi Vieira
Vim rever porque nem sempre o tempo permite estar ,como gostaria.
Vou linkar pra facliat a volta.
Gosto de ler sobre esse mistério
que nos envolve infinitamente.
abraços