DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O bosão de Higgs


 É ponto assente, entre os astrónomos e os físicos, que o nosso universo se constituiu há cerca de 13.500 mil milhões de anos, a partir dum ovo cósmico – como lhe chamou o padre católico Georges Lemâitre (1927), tido como o  pioneiro da teoria do Big Bang.
Depois disso, foi possível ir reconstituindo os passos que levaram à constituição das galáxias e das estrelas, até ao dia de hoje. A teoria do Big Bang começou a ganhar expressão quando o astrónomo Edwin Hubble  mostrou que o universo está em expansão. 
Assim sendo, e como base em dados que se iam conseguindo, "colocaram o filme ao correr ao contrário" e, inevitavelmente chegaram ao princípio – o tal ovo cósmico. O modelo que foi concebido para o nosso universo, engendrado a partir das observações e medições que hoje se vão acumulando, está praticamente pronto.
É um assunto complicado, a bem dizer só para especialistas em física atómica e das partículas, e matemática.
Mas, há pontos obscuros, mormente ao nível dos constituintes dos átomos. No interior deste já foram detectadas mais duma centena de sub partículas. No entanto falta uma, de grande importância: o bosão de Higgs, assim chamada. O transcendente problema é saber qual a partícula que confere massa a todas as coisas. O bosão de Higgs (por ora teórico, proposto por Higgs), resolveria a questão. 
Para conseguir detectá-lo são necessárias energias verdadeiramente astronómicas e elas deverão ser aplicadas em choques de protões, a velocidades próximas da luz, de molde a fraccionar os ditos protões que deverão conter os famosos bosões.
Para isso está construído e operacional o Large Hadron Collider (LHC), projecto que o Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), tem instalado próximo de Genève, entre as fronteiras Suíça e da França. Foi construído a cem metros de profundidade e é tem um anel cujo perímetro é de 27 quilómetros.
As partículas são atiradas umas contra as outras, dentro do anel oco, e aceleradas por 9.300 ímanes gigantes supracondutores, que foram refrigerados durante dois anos, até atingir - 271,3º Célsius – um pouco acima do zero absoluto.
O projecto, para o qual contribuíram países europeus, mas também os EUA, Índia, Rússia e Japão (e também Portugal), custou 3,76 mil milhões de euros. Nele participaram mais de 10 mil cientistas e engenheiros.
Os primeiros resultados só são esperados dentro duns dois anos.

8 comentários:

Selena Sartorelo disse...

Olá Calado,

Um assunto que fascina e pelo tamanho de sua importância não poderia fcar restrito assim. A dinâmica da vida. A física que somos em questão.

Beijos e obrigada pela aula.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Obrigada por sua participação no Arca. Seus comentários me são muito importantes. Beijos.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Vim conhecer este outro cantinho seu. Muito interessante.
Bjkas!

São disse...

E será mesmo possível saber tudo até ao cerne?

Francamente, duvido.

Um bom fim de semana.

Juliana Sphynx disse...

E inúmeros são os mistérios que ainda cercam nosso universo

Valquíria Calado disse...

Os misterios que o homem quer revelar... cada dia se perdem mais nas teorias de conhecer tudo em seus minimos detetalhes... particularmente acho engraçado, parecem crianças desmontando brinquedos pra saber como funciona... espero sinceramente que descubra o logico. mas que estas descobertas não sejam como tantas outras usadas pra destruir a humanidade.

Jorge disse...

Leio, com interesse e curiosidade, os seus bem elaborados textos sobre o tema em questão.
Pelos vistos é no "bosão de Higgs" que poderá estar o "busílis" da questão, será assim?
Quanto mais nos embrenhamos nos mistérios do universo, mais noção temos do que dele desconhecemos, não obstante os progressos evidentes da ciência nesse aspecto.
Um semana com bom astral.

"Sonhos Sonhados" e "Os Filmes da Minha Vida!" disse...

CALADO

...sempre que te visito aprendo imenso!
obrigada!

xis grandes da létinha

http://letinhaletinha.blogspot.com/
http://birdfleur.blogspot.com/