DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 13 de julho de 2010

HISTÓRIA BREVE DOS COMETAS


Excerto do livro a apresentar brevemente, 
na Feira do Livro da Luz (Lagos).
  .
.-
(...) No nosso país, até tempos bem recentes, eram conhecidos (os cometas) por estrelas de rabo, e alguns deles também foram relacionados com importantes factos da história deste país, como será referido, a seu tempo.
Os chineses mais remotos, viam-nos como pincéis, os hui, com que desenham as suas letras (o que é uma tradição milenar) e, como mostra a gravura que reproduzimos, certos povos guerreiros associavam as suas formas às armas que utilizavam! (fig 11)
A palavra cometa chegou até nós pelo latim – cometa, que significava cabelo longo, e pelo grego – aster kometes (astro de cabeleira). Muitos escritores clássicos a eles se referem como estrelas cabeladas, ou estrelas cabeludas..
A expressão vem do latim: stella cometa. (...)
 .
Na fig 10, o Halley representado numa das famosas tapeçarias tecidas em lã, tingidas por pigmentos vegetais e conhecidas por Tapeçarias de Bayeux, Foram encomendadas a artesãos da catedral de Canterbury para celebrar a vitória do Duque da Normandia, Guilherme, cognominado "O Conquistador", sobre o exército inglês do rei Harold II, na famosa batalha de Hastings, em 1066. Os Normandos acreditaram que o cometa que estivera no céu, lhes tinha trazido o bom presságio da vitória
Na fig 12, o cometa Arend-Roland de 1957 que atingiu um grande brilho e tinha uma anti-cauda

5 comentários:

Valquíria Calado disse...

Da próxima vez farei um pedido a uma estrela cabeluda, será que dará certo?
Pedirei um principe descabelado.
Gostaria de estar ai... sucesso não faltará mão pra apludi-lo, muitas são ofertadas. Beijos ♥.

R. disse...

Muito interessante, VC! Este seu espaço tem sido uma fonte de satisfação e descoberta para uma principiante como eu. Conteúdo e imagens condizentes no interesse. Abrem o apetite para o livro! Votos de muito sucesso na apresentação!

R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria João Brito de Sousa disse...

Desculpe, meu caro poeta-pintor-astrónomo, mas eu ainda nem estou muito segura de não estar a sonhar...
Eu tenho alguma - pouquíssima - noção da simbologia dos cometas e da génese da palavra, mas encontrá-lo, assim de repente, é surpreendente! Quase me apetece agradecer-lhe por este blog, muito embora pense não o conhecer...
M. João

poetaeusou . . . disse...

*
a luminosa
cauda e cabeleira,
recordo o cometa halley
passou por Portugal em 1986,
penso !
,
abraço,
,
*