DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sábado, 16 de outubro de 2010

O NEUTRINO

.
Uma partícula quase fantasma
.
O número de neutrinos que chega à Terra é colossal. Têm características que os tornam quase indetectáveis, porque são partículas electricamente neutras (tal como os fotões), e ainda muitíssimo mais pequenas que eles. Assim, não são atraídos ou repelidos pela matéria comum e passam facilmente por entre ela, sem esbarrar com os núcleos de todos os elementos da natureza (atravessam o nosso corpo, em todos os sentidos, sem que demos por isso e sem nos causar qualquer dano), podendo também atravessar de lado a lado toda a Terra, (e mesmo o Sol), sem praticamente interagir com a matéria.
A existência desta partícula quase fantasma, tinha sido proposta pelo físico austríaco Pauli, em 1930, para tentar explicar determinados problemas que se punham com a desintegração do neutrão. Mas foi Enrico Fermi, ainda no mesmo ano de 1930, que elaborou um modelo para o átomo, que incluía o neutrino. Como era italiano, chamou-lhe neutrino, ou seja: pequeno neutrão.
A existência da partícula acabou por ser provada. Uma das primeiras experiências, foi feita no Japão, envolvendo 50. 000 toneladas de água. O neutrino, de onde em onde, embora muito raramente, acaba por interferir com a matéria e produzir luz, que era captada e registada num dos 17. 000 tubos que compunham o sofisticado equipamento.
Porém, subsiste um mistério, como anteriormente referimos. Porque é que chegam à Terra muito menos neutrinos dos que são previstos teoricamente?
Haverá qualquer coisa que ainda não foi bem compreendida nessa partícula fantasma, ou haverá algum erro importante, nos mais recentes modelos que procuram explicar o funcionamento do Cosmos?

5 comentários:

Valquíria Calado disse...

Nunca seram revelados os mistérios...
o que dizem descoberto hoje, amanhã acham lacunas, ou efeitos colaterais.
No dia que o humano tiver humildade pra reconhecer que nada é, senão um minúscula partícula numa dimensão desconhecida... o tudo e o todo tem um só Senhor conhecedor, o próprio criador.
Essa partícula que mereceu ser resgatada pelo filho de Deus Jesus Cristo, e nem damos conta do tamanho valor que Deus nos dá.

Existe algo que desce sobre a Igreja, com a forma do que falas, chama-se Graça, algo que só os espirituais vêem, aqui não é conveniente falar a respeito, mas posso dizer repetindo as palavras... existe mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia.

Deixo pra reflexão e encaixe do teu texto o livro de:
1 Coríntios 13-

8.O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;

9.porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

10.Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.

12.Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.

13.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

Um grande abraço meu querido.

francisco disse...

alguém anda a gamar neutrinos, tá visto.

Vanuza Pantaleão disse...

Lembrei-me agora que vi umas fotos e ouvi uns sons que fizeram de algumas regiões da nossa galáxia que é algo assim de muito interessante. Tudo ainda se encontra bastante misterioso e acredito que tenha que ser assim mesmo, pois o homem, realmente, com essa velha história da luta pelo poder a qualquer preço não merece mesmo conhecer os segredos de Deus.

Jorge Amado, Machado de Assis, Clarice lispector, Drummond...esse então, quando foi sondado para ser indicado para o Nobel disse um sonoro NÃO. Os critérios dessa premiação também são tão insondáveis quanto os das estrelas, rs.Enfim, o valor de um escritor e de um homem em geral não pode ser medido pelo número de estatuetas na sua estante, pois Ética e um caráter bem formado não se encontram no supermercado, não se compram, não se vendem.
João Ubaldo Ribeiro, recentemente, recebeu um prêmio literário em Berlim e quando perguntado sobre a tal sensação, ele foi franco e disse que não sentira nenhuma grande emoção.
Veja Paulo Coelho, colocando à parte a discussão sobre a sua obra,o autor mais publicado e vendido no mundo inteiro, premiado com a Legião de Honra Francesa, membro da Academia Brasileira de Letras. Porém, tenho quase certeza que não levará o tal Nobel. Paciência! Política é política!
Mas o Vargas Lhosa é bom demais mesmo. Sua prosa é moderna, sua linguagem nos conduz com leveza e firmeza ao mesmo tempo. Você, Calado, como intelectual que é, vai lê-lo - se é que já não fez - e , aposto, vai me dar razão.
Caramba! Como escrevi!
Abraços e obrigada pela visita!!!

xistosa, josé torres disse...

O neutrino é aquela partícula que não se vê, mas se topa.
Dada a carestia que a vida na Terra atravessa, só algo muito primitivo é que nos vinha visitar.
Penso até que foi Sócrates que impôs restrições ao que vem de fora da EU.
Já o Sarkozy não passa cartão a nada, nem a ninguém e expulsa à direita e à esquerda, é ambidextro.
Será que os japoneses já conseguiram um saco de neutrinos?
É que andam para aí a apregoar que os ditos cujos mudam de sabor.(???)

Há muitos anos que como, neutrões, protões e outros familiares e nunca notei alterações no sabor.
Vou passa a provas neutrinos se não forem muito caros.

Um abração do dito cujo.

Luciana disse...

Olá
Obrigada pela visita.

Bjs e boa semana