DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Sonda Kepler

.

Johannes Kepler
Johannes Kepler (1571 — 1630) foi matemático e astrónomo, e um importante vulto da revolução científica que teve lugar no século XVII.
Foi ele quem formulou as três célebres leis fundamentais da mecânica celeste.
Essas leis permitiram a Isaac Newton elaborar a sua teoria da gravitação universal.
Em sua homenagem, foi lançada, em 2009, a sonda que leva o seu nome,  e que tinha como missão principal detectar planetas extra-solares Ela deverá observar umas 10.000 estrelas, durante 4  anos.
Mas, mais recentemente, foi atribuída uma outra missão à sonda. Ela irá procurar identificar objectos da nuvem de Oort, que se crê ser um imenso repositório de futuros cometas. A nuvem de Oort, proposta por Yan Oort, em 1950, estender-se-ia até aos limites do Sistema Solar, envolvendo-o em todos os sentidos, como a casca duma laranja, passe a expressão.
O método a ser utilizado para detectar esses pequenos corpos é o mesmo que está a ser utilizado para detectar planetas girando à volta doutros sóis.
Quando um deles passar em frente duma dada estrela, a luminosidade desta, baixará ligeiramente durante o tempo em que o objecto estiver no enfiamento da observação. Instrumentos muito precisos de medida, determinarão depois as dimensões dos objectos em causa.
Postar um comentário