.
A PRIMEIRA LUNETA ASTRONÓMICA
A primeira luneta astronómica de que há memória, foi construída por Galileu Galilei. Tratava-se dum aparelho óptico rudimentar, que pode ser considerado o percursor dos modernos telescópios. O mês de Janeiro de 1604 ficou para a história da astronomia, como a data em que, através dela, o célebre sábio de Florença descobriu as quatro mais importantes luas de Júpiter – Io, Europa, Ganimedes e Calisto, por ordem de proximidade ao planeta. Também foi ele o primeiro a provar a realidade do sistema heliocêntrico (que tinha sido proposto por Copérnico), refutando a antiga crença de que a Terra era o centro do Sistema Solar e do Universo. Para além disto, nos domínios da astronomia –, foi ele o primeiro a observar e calcular a altura das montanhas da Lua, baseando-se nas sombras que o Sol projecta nas suas crateras, e a verificar a existência de fases, no planeta Vénus, à imagem do que se passa com as conhecidas fases do nosso satélite natural. O céu que observara através da luneta, também lhe permitiu concluir que a Via Láctea não era uma nuvem (como até aí se julgava), mas sim um enorme conjunto de estrelas, a galáxia de que o Sol faz parte.
Hoje, sabe-se que esse número é superior a duzentos mil milhões: (200. 000. 000. 000)!
Um comentário:
interessante artigo, não admira que os números sejam ... astronómicos!
curioso, também, o que Galileu procurou nas luas de Júpiter: se encontrasse regularidade nos movimentos, com um telescópio a bordo poderia haver medição do tempo no mar e com isso determinar-se a longitude!!
os movimentos, porém, não se revelaram de regularidade periódica - é que Galileu não sabia (isto é, ainda não se sabia) que a luz não era instantânea e que a distância de Júpiter à Terra varia com as deslocações orbitais de ambos os planetas; a variação do tempo que a luz demorava a chegar à lente do telescópio de Galileu frustrou-lhe os cálculos e os intuitos, pelo que desistiu da empreitada...
;_)))
Postar um comentário