.
,
O fenómeno super-nova é bem raro. Isso acontece quando uma estrela de grande porte entra em colapso energético. Na nossa galáxia têm acontecido umas poucas, registadas desde 1300 a. C. Porém, as que melhor ficaram conhecidas foram a que foi observada pelos chineses e por índios americanos em 1054, e que deu origem à nebulosa dita do Caranguejo; a que o famoso astrónomo Tycho Brahe viu, na constelação da Cassiopeia, em 1572; outra, observada por Johannes Kepler, na constelação da Serpente, em 1604, e algumas mais recentes, vistas só através dos telescópios. De destacar a que aconteceu na Grande Nuvem de Magalhães (uma pequena galáxia, satélite da Via Láctea), em 1987, e que foi vista à vista desarmada.
Na imagem vemos a Nova Cygni 1992, na constelação do mesmo nome, fotografada pelo Hubble, e que se encontra a mais de 10 mil anos-luz, de nós. Com algum tempo de intervalo, pode constatar-se o anel resultante da explosão que, aliás, continuará a expandir-se de durante milhares de anos.
2 comentários:
Foi por minutos que não o apanhei aqui em casa.
Lá se foi um "whiskyzito".
O que se perde nesta vida.
Não sei se já recebeu o dinheiro do 1º prémio do Euromilhões que lhe enviei.
Pelo post será que vamos entrar em colapso energético?
Aqui a nossa super-nova também está prestes a explodir.
Espero que se estenda até ao sobado da Madeira.
Um bom fim de semana e cumprimentos
NÃO ENTENDO O NOME SUPER NOVA, NA MORTE, PODERIA SER SUPER RENOVANDO-SE, JÁ QUE NÃO EXTINGUE-SE, EM NENHUMA PARTE, TUDO MOLDA-SE A UMA NOVA FORMA...ATÉ OS SENTIMENTOS.
Postar um comentário