DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sexta-feira, 2 de abril de 2010

OS NASCIMENTOS E A LUA

-
Há a crença de que a Lua tem influência sobre o nascimento dos bébés. Mas essa crença é injustificada. A influência da Lua sobre a Terra, é notória, mas ela apenas se verifica para grandes dimensões. É o caso das marés. Em lagoas ou lagos, elas não se verificam. Mesmo num grande mar como é o Mediterrâneo, as marés têm uma amplitude diminuta, se comparadas com as que nós conhecemos nas costas atlânticas. Os cientistas sabem disto há muito tempo.
A única verdadeira influência da Lua sobre a Terra, exerce-se por via das forças gravíticas, também conhecidas por Força da Atracção Universal.
Quando uma criança nasce, a influência gravítica exercida, por exemplo, pela enfermeira que assista ao parto, ou mesmo dum camião que passe perto da Maternidade, é incomparavelmente maior do que a influência da Lua. No entanto, e para acabar com as dúvida dos cépticos ou dos obscurantistas, têm sido realizados vários testes e inquéritos. Nunca se provou que a Lua tivesse influência sobre o comportamento humano, ou a incidência dos mais diversos crimes, por exemplo. Mas a ideia arreigada da influência da Lua Cheia (ou da Lua Nova) pode levar a que determinados indivíduos sintam ter chegada a hora deste ou daquele cometimento. É apenas um efeito psicológico, que tem raízes antigas na tradição e no folclore, sendo hoje sempre reavivada pelos "media", pelos filmes e pelos livros que amiudadamente se baseiam nesses mitos. Com o era, no tempo dos poetas do Parnaso… O que a Lua Cheia trás é um pequeno acréscimo de calor à Terra e isso, efectivamente, pode ter algumas consequências sobre o crescimento ou desenvolvimento das plantas. Só isso.
Em 1991, dois estudiosos analisaram as datas de nascimento de 4.456 bébés nascidos numa maternidade francesa e apenas encontraram o esperado: a distribuição dos nascimentos era uniforme, qualquer que fosse a fase lunar.
Uns anos depois, os italianos Peiti e Biagiotti estudaram 7. 842 partos ocorridos durante um período de 5 anos, numa clínica de Florença, e também nada encontraram de anormal.
A que se deve, então, esta crença? Eu, particularmente julgo que se deve ao facto de que, ao olharmos para a Lua, um dia antes ou depois da Lua Cheia, ela nos parecer que está CHEIA.
Se recuarmos no tempo, há centenas ou milhares de anos, quando praticamente ninguém tinha calendários, fácil nos é perceber que as pessoas diriam que o seu filho ou filha tinha nascido na Lua Cheia, quer fosse um dia antes, ou um dia depois, ou até mais.
E é evidente que… em três dias (ou mais) , nascem mais bebés que num só dia!

7 comentários:

Valquíria Calado disse...

Boa noite, amigo
Discordo, experiente conversar com uma parteira ela te dirá se nasce ou não crianças em maior quantidade, claro que falamos aqui de partos naturais.
Que me dizes das mares? tem ou não influencia das luas?
Alguns estudos agronómicos, orientam os agricultores a plantar em certas fases da lua.
Que acredites ou não o que acontece lá em cima tem reflexos aqui em baixo; em outros tempos ninguém acreditava em tpms e nós mulheres sofríamos sem explicações, experiente uma aproximação de uma mulher com tpm na lua cheia... depois vc diz... Aqui estamos em lua cheia...

Hana disse...

Olá querido vim agradecer seu afeto em meu blog, e hoje a noite venho te ler com mais atenção estou no japão em horario de almoço aki....adorei seu blog e vou segui-lo.
com carinho
Hana

MEU DOCE AMOR disse...

Hum...e lua cheia alguma influência no comportamento de uma mulher?

Beijinho doce :))

JOY disse...

Boa tarde amigo Vieira Calado,

Mesmo com esta excelente explicação, não vai conseguir convencer muitas almas que a lua ao contrário do que pensam não influêcia de modo tão vincado a sua caminhada terrena.
Desejo-lhe um bom Domingo de Páscoa.

Joy

Valeriolete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valeriolete disse...

Resposta à Valvesta.
--A maré tem ou ñ tem influência das luas?
1º - Da Lua. Nosso planeta só possui uma Lua, minha cara.
2º - Sim, há influencia da Lua sobre as marés. Mas ñ pq haja algum código no céu onde se encontram todas as verdades sobre o futuro de nosso planeta. O que ocorre é que a gravidade da Lua (e do Sol também)atrai a água dos oceanos, causando a maré. (postarei uma esplicação sobre isso no meu blog, depois -comotdevoluiu.blogspot.com.
-- Alguns estudos agronómicos, orientam os agricultores a plantar em certas fases da Lua.
-Nesse caso, o Lua serve apenas para medir o tempo, como um calendário. As fases da Lua próprias para a plantação, são as fases que coincidem com a época em que o clima está bom para plantar. Não que a Lua influencie no clima, mas simplesmente porque a época própria para a plantação se dá na certa fase da Lua.(como poderia mto bem c dar em otra fase)

Victor disse...

Infelizmente em pleno sec.XXI, ainda existe muita gente que vive na ignorância(quase total)e continua a seguir as ideias antigas, em vez de puxar um pouco pela cabeça.Um exemplo é exactamente dizer que a Lua tem influência nos nascimentos.Simplesmente ridículo...