DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sábado, 4 de outubro de 2008

COMETAS (5)

.

O COMETA DO VINHO DO PORTO
.

Como dissemos num anterior artigo, os cometas têm suscitado uma onda de irracionalidade e superstição, ao longo dos séculos, tanto na crença em malefícios (principalmente), como em dádivas celestes, sempre que algum de maior porte é visível na abóbada nocturna.
Em Março de 1811, um astrónomo francês de nome Honoré Flaugergues, fez saber da existência dum cometa que haveria de mostrar-se de grande brilho, muito fácilmente visível a olho nu e que acabou por permanecer nos céus, durante nove meses! Dos últimos que se conhece, só recentemente, neste aspecto, foi ultrapassado pelo Hale-Bopp, que foi visível durante ano e meio, entre 1997 e 1998.
Por toda a Europa, o cometa aterrorizou, as populações. E Portugal não fugiu à regra.
No entanto, quis o acaso que, nesse ano de 1811, tivesse sido produzida uma colheita de Vinho do Porto de qualidade rara, classificada como vintage de 5 estrelas!
Logo associaram a excepcional qualidade do vinho ao aparecimento do cometa e ele foi considerado um bom presságio, muito embora nesse mesmo ano, tivessem caído as exportações do célebre néctar.
Mas a atribuição da denominação vintage passou a ser utilizada daí em diante. Chamaram-lhe Flaugergues, como haveriam de dar o nome de Waterloo, à de 1815, quando outro grande cometa fez a sua aparição.
Na Europa ele suscitou as atenção de Napoleão que o considerou como bom presságio para as campanhas na Rússia e que, afinal, foram desastrosas!
O cometa, em si, além do enorme espaço de tempo em que permaneceu visível, tinha outras características notáveis. A cauda estendia-se por mais de 150 milhões de quilómetos (a distância Terra/Sol), e a cabeleira ostentava um diâmetro de quase 2 milhões de quilómetros!
Um grande astrónomo da época, Herschel, conseguiu perceber que o núcleo destes astros está sujeito a uma rotação. E um outro, Argelander, calculou que a órbita do cometa Flaugergues tinha um período de 3.065 anos.
Este artigo também foi publicado, muito recentemente, no jornal Notícias de Lagos

10 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Foi a cauda do "bicho" que tomou conta da colheita e lhe deu as benesses dum vintage *****.
Não quero ser malicioso, mas li no livro da vida, que foi a partir dessa data que os homens se começaram a interessar mais por caudas, aqui em Portugal, porque em Espanha são culos e no Brasil bundas.

Só faltava eu para infernizar o post.
Mas desejo-lhe um bom fim de semana e que se esqueça do que eu escrevi ...
.

António Inglês disse...

Amigo Vieira Calado

Jamais me ocorreria ligar o nome do Vinho do Porto a um cometa, mas....
Como de costume sempre que aqui venho aprendo muito com os seus textos. Esta vez não fugiu à regra.
Deixo-lhe um abraço de bom domingo e peço-lhe que não me leve a mal vir apenas uma vez por outra.
Acredite que continuo a considerá-lo da mesma forma, um amigo!
Um abraço
António

Peter disse...

Estou cá por Lagos, onde venho com frequência. Não li o seu interessante artigo sobre os cometas no jornal da terra, vim lê-lo aqui.

Paulo disse...

Sei que gosta de Amália Rodrigues.
Se quizer....:

Amália é uma espécie de facetado espelho onde nos revemos, sempre, com o espanto de nos surpreendermos magnificamente favorecidos.
A voz inconfundível de Amália, catapulta-nos para o "terreno" dos nossos mais secretos segredos, os mais esquivos ou mais teimosos dos nossos silêncios. Amália também foi um milagre da fidelidade a si mesma, inigualável.
A sua voz, a todos os títulos ímpar, ficará sempre indelevelmente inscrita sob as leis do renovo, do signo da inquietude e dos auspícios do génio.
Há anos que procuro - sem êxito - o seu álbum « ad una terra che amo", porém encontrei no «YOUTUBE» uma faixa desse album:"canto delle levandaire del vomero"

AQUI:

http://br.youtube.com/watch?v=iOZpbJ0g7ow
No Youtube é possível ver quanto Amália fez por Portugal em todo o Mundo. Eu nasci a ouvir Amália. Foi amor à primeira vista...

Abraço

JOY disse...

Amigo Vieira Calado,

Valeu a pena vir visitar o seu espaço, estava longe de imaginar que o famoso vintage tinha a ver com um cometa . Desejo-lhe um bom fim de semana

Joy

mariam [Maria Martins] disse...

vinha só dar um olá, não me tinha apercebido deste post... volto amanhã p'ra ler com calma...

um sorriso :)

mariam


espero que esteja bem.

mariam [Maria Martins] disse...

pronto, aprendi mais um bocadinho, não fazia ideia nenhuma sobre isto! Obrigada p'la partilha!

e porque falou em França e em superstições, lembrei outro caso, prendia-se com a doença do centeio, e, por não conhecida, levou a uma série de superstições que se prendiam com lobisomens...

bom fim-de-semana
um sorriso :)

mariam

literatura disse...

Olá amigo Viera!
Obrigado pelo seu comentário que achei muito interesante. Pois conjuga três vocábulos com muito sentido:
História, estórias, conto.
Li a sua postagem "O Cometa do Vinho do Porto". É um bom trabalho.

Um abraço

Ema Pires disse...

Como sempre, venho aqui e aprendo mais alguma coisa interessante.
Obrigada por partilhar o seu saber.
Beijinhos

éf disse...

E não há nenhum cometa "Adega de Borba"?


;)