DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CONSTELAÇÃO DO TOURO (2)


As coincidências citadas no anterior postagem, de 17 de Setembro, Constelação do Touro (1), têm feito com que certos estudiosos destas matérias se tenham debruçado sobre elas e tenha sido aventada uma ideia curiosa:

há cerca de dezasseis mil anos, o nascimento da constelação do Touro deveria fazer-se próximo do equinócio da Primavera, trazendo, possivelmente, aos de então, quer aos europeus e norte-africanos, quer aos povos das américas, uma imagem de paraíso do regresso à terra-mãe, com temperaturas amenas e bucólicos prados e vacas, dado pela sensação de calor (pensava-se) que emana da alfa, Aldebaran - (o olho do touro, segundo a mitologia árabe) -, uma gigante vermelha alaranjada.

Aldebaran é a mais brilhante da constelação e, por isso, há dois ou três milénios, por vezes, era utilizada para orientação no mar. Assim sendo, é fácil de perceber a importância que tinha. E nesse tempo, marcava o equinócio de Verão.

Em termos astronómicos, a estrela encontra-se relativamente próxima do nosso sistema solar, a sessenta e cinco anos luz.

Na constelação, as suas estrelas beta e zeta representam as pontas dos cornos do touro e perfilam-se, em riste, ameaçadores, na direcção de Orion, segundo reza a Mitologia.

Dizer-se que é uma constelação do Zodíaco, significa que se encontra no equador celeste. Vista da Terra, a projecção desse grupo de estrelas, no céu, parece ser anualmente atravessada pelo Sol, entre meados de Abril e meados de Maio. O mesmo acontece com as outras constelações ditas do Zodíaco, cada uma delas correspondendo a um período de tempo semelhante, no que respeita ao trânsito aparente do Sol, ao longo do céu.


6 comentários:

jorge esteves disse...

Curiosa esta referência (e explicação) à diferenciação do Zodíaco de hoje para o da Antiguidade...

Abraço!

mariam [Maria Martins] disse...

Gostei (muito)!
Obrigada.

sorrisos :)

mariam

Carlos Rebola disse...

Amigo Vieira Calado

O fascínio do homem pelo céu estrelado é comprovado pela história da astronomia, como tão bem é exposto, pelo amigo na postagem (1) relativa à Constelação do Touro, acho curioso que os Incas na sua mitologia, lhe tivessem dado o nome de “prado” pela sua representação.
Utilizar as estrelas, neste caso "Aldebaran" para orientação no mar, vem corroborar a afirmação de que a "astronomia está na génese da ciência".
É fantástica, a maneira, como o amigo Vieira Calado relaciona a mitologia e lendas de outrora com os factos científicos de hoje, mostrando-nos assim o caminho percorrido pelo Homem, acumulando saber, desenvolvendo a ciência.
Obrigado

Um abraço
Carlos Rebola

DANTE disse...

Vou aproveitar para aprender qualquer coisa sobre o tema.
Vou voltar mais vezes.

Um abraço

Diego disse...

Eu não conheço a constelação de Touro, ou de Taurus que seja, nunca tive alguém que apontasse pro céu e me dissesse, ta vendo aquela constelação ali... é a de touro, mas sei que ela fica próxima a de orion, o que facilita a localização

Abraços chefe

Ema Pires disse...

65 anos luz; isso nao é nada!!!
Beijinhos