DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

domingo, 25 de janeiro de 2009

A SONDA GIOTTO

,,

:

A Sonda Giotto

;

Uma das razões que levam a considerar os cometas como astros muito interessantes, para além do fascinante espectáculo visual que podem proporcionar, é saber a sua constituição.

Eles são tidos, pelos astrónomos e demais cientistas, como objectos virgens, na medida em que, durante milhares de milhões de anos, se mantiveram bem longe do Sol, sem que a matéria de que são constituídos, tenha sido minimamente afectada.

Devem ter preservado, portanto, a matéria primeira de que foi feito o Sistema Planetário.

Por muitas razões estes conhecimentos são importantes. Quando se procura saber como apareceu a vida na Terra, temos invariavelmente de recuar até tempo em que isso aconteceu.

Mas não se pode ficar por aí. É preciso recuar ainda mais e tentar perceber os mecanismos que levaram a que a matéria inerte ganhasse a capacidade de reproduzir-se, crescer e dar lugar a diferentes organismos, cada vez mais complexos, num processo de evolução constante.

Embora depois da sua formação, a Terra tenha sofrido inúmeras e drásticas transformações, a grande probabilidade é que a matéria prima de que foi feita, seja é a mesma dos cometas. As proporções dos seus constituintes não é a mesma, mas isso tem muito a ver com questões ligadas à força da gravidade. Aliás, isso também é assim nos diferentes planetas e seus satélites.

Não há nenhuma razão para pensar que os elementos que temos na Terra, não existam nos outros planetas do Sistema Solar (e por todo o Universo) e, pela mesma ordem de razões, mesmo nos pequenos corpos frígidos que compõem a longínqua Cintura de Kuiper, nem a ainda mais remota nuvem de Oort, donde nos chegam os cometas.

O que é necessário é saber como começou, e em que condições, começou o fenómeno da vida. Quais eram as combinações químicas e factores outros que deram azo a que isso acontecesse.

Saber a constituição inicial do Sistema Solar, é imprescindível.

Por isso, os astrónomos e as instituições científicas que procuram desvendar estes mistérios, têm lançado diversas sondas ao encontro de determinados cometas para, de muito perto, estudar a sua constituição.

Foi o que aconteceu durante a última passagem do Halley.

Na sua direcção foram lançadas sondas (de diversos países), sendo a mais importante a sonda europeia Giotto.

A sonda, em si, tinha pequenas dimensões e pesava de 960 quilos e, esperavam os cientistas, que ela fosse capaz de manter-se o máximo de tempo possível dentro da cauda do Halley, sendo a velocidade relativa entre ambos de 245.000 quilómetros por hora!

A sua missão era obter de fotografias a cores obtidas de muito perto, determinar os elementos químicos da sua cauda, verificar quais e medir a produção de gazes, medir e contar o tamanho das partículas sólidas também emanadas do cometa e outras.

Para tanto, Giotto ia equipada com diversos instrumentos: uma câmara fotográfica com teleobjectiva, um painel para as diversas contagens de partículas sólidas, espectrómetros de massa, de neutrões e de iões e outros.

A sonda Giotto realizou um trabalho brilhante.

Mas isso haveremos de ver noutro artigo.

13 comentários:

Valentim Coelho disse...

Olá Vieira Calado,
ficamos então a espera do outro artigo. É sempre bom ouvir falar de astronomia.
Quanto a podermos ir a mundos tão "pertos" eu estava a referir-me ao sistema de Alfa Centauro, descobrir novos planetas, recursos minerais e energéticos, vida... quem sabe!!!
Os castanheiros velhos a mim fascinam-me. Também tenho uma frase, mas em relação a castanheiros...
"...perder-me sob as suas sombras refrescantes..."
Desejo-lhe uma boa semana.
Um abraço

FERNANDA-ASTROFLAX disse...

QUERIDO AMIGO VIEIRA CALADO, MAIS UMA APRENDIZAGEM FANTÁSTICA... ADORO ESTE SEU BOGUE... ESPERO PELO PROXÍMO COM ALGUMA ANSIEDADE... UM GRANDE ABRAÇO DE AMIZADE,
FERNANDINHA

Elena disse...

Giotto, nombre del excepcional pintor florentino "renovador" de la pintura de su época, la sonda espacial que lleva su mismo nombre tambien "renovó"conocimientos siendo la primera en emitir imagenes del nucleo de un cometa...
Felicitarle de nuevo por su blog.Saludos.

Cadinho RoCo disse...

Impressionante até onde vai a evolução da nossa ciência em todos os seus campos.
Cadinho RoCo

xistosa, josé torres disse...

Caríssimo.
Não sabia que os virgens e pela mesma ordem de ideias as virgens, são-no por se manterem afastadas do Sol.
Tem uma certa lógiac.
É que o sol provoca o aquecimento e portanto dilata os corpos, as ideias, os desejos.
Pobres cometas que vivem na ignorância.
Nem sei se alguns deles possui o dom de revelar como apareceu a vida.
Pelos vistos a religiões que sobrevivem na Terra, enganaram-se e não foram os que eles consideram os primeiros íncolas.

Será que vamos ter que mudar de religião, acreditar noutros deuses, adorar os gelos eternos dos cometas, os seus gases, as suas poeiras????.

Também não acredito que a matéria inerte se reproduza, mas no cosmos tudo é possível.

Será que a Giotto conseguiu descobrir o que queria.

Vou aguardar.

Entretanto vou a Fátima ... para a senhora perdoar aos grandes, (Benfica, Sporting e Porto -por ordem alfabética), por roubarem descaradamente os pequenos ...

Se me perder ... levo o portátil e seguirei os conselhos do "astronomia-Algarve".

Goldfinger disse...

Amigo Calado

Pois vou ficar de olho no próximo artigo para saber que resultados ou que imagens esta sonda captou, e saber se isso trouxe luz ao problema.

Um abraço e uma boa semana

GOLDFINGER

Alberto Oliveira disse...

... vou acompanhando (pela comunicação social) os avanços na pesquisa dos cometas. Tentar perceber e compreender "como chegámos até aqui" é importante e fascinante.

Cumprimentos.

Já agora - por mera curiosidade e se não se importa, gostaria de saber se o meu amigo tem formação nesta área ou se é um mero?! hobby.

Angela Ladeiro disse...

Fascinante. Aqui aprendo. Obrigada.

Kim disse...

Caro amigo Viera Calado
A Astronomia está para mim na mesma linha dos fenómenos sobrenaturais. A única diferença é que a primeira é uma certeza e a segunda uma probabilidade, mas ambas me apaixonam.
Regularmente aqui venho ler os posts desta matéria tão desconhecida e tão real que é o espaço sideral. E isso agrada-me muito. Parabéns
O Triângulo já foi chão que deu uvas, daí estar no esquecimento.
Um abraço

Maria Clarinda disse...

Fico deliciada com os teus artigos de astronomia.E como te repito sempre...saio sempre mais rica em conhecimento.Obrigada por isso. Jinhos mil

Wagner Kaiowas disse...

Opa, tudo bem?
Humn..., outro blog interessante.
Quando puder, visite meu blog. Alias, visite o blog "Ciência, Tecnologia e Ensino" que tem na minha lista de favoritos, vc vai gostar.
Abraço!

xistosa, josé torres disse...

Quem não sabe o que diz, só escreve disparates.
Hoje vinha ver se a Giotto já tinha "transmitido" e ao ler o que escrevi...
É claro que queria dizer:
"Não sabia que os cometas e pela mesma ordem de ideias as virgens, são-no por se manterem afastadas do Sol."
Está feita a correcção.
Um bom fim de semana.

Ema Pires disse...

Fico à espera do próximo artigo sobre este tema tao interessante.
Um abraço