O Sol está apenas a cerca de oito minutos-luz, comparado com os 4,5 anos-luz a que se encontra uma das estrelas do sistema de Centauro, a segunda mais perto de nós. A distância da Terra ao Sol é de 150 milhões de quilómetros.
A radiação solar é muito complexa. Ela é composta não só pela luz visível (que podemos admirar pelas cores do arco-íris), mas também por raios ultravioletas, infravermelhos, ondas rádio, raios x e neutrinos que são invisíveis. Da parte que nos chega sob a forma de radiação electromagnética, cerca de metade é luz visível.
Algumas das radiações, mesmo se em pequenas quantidades, são perigosas para a saúde ou, mesmo, incompatíveis com o nosso sistema vegetativo. Entre toda uma enorme gama de radiação, o Sol envia-nos raios x, que, como se sabe, são mortais, se absorvidos continuadamente pelo nosso protoplasma. Felizmente, eles não chegam à superfície do nosso planeta, pois são absorvidos pela atmosfera. Também uma parte dos ultravioletas é filtrada pelo ozone das altas camadas da atmosfera terrestre, iludindo, portanto, as medições que se fazem nos observatórios astronómicos implantados um pouco por todo o lado, no Mundo. O mesmo sucede com os raios cósmicos. Ao penetrar na atmosfera do planeta, são literalmente desfeitos noutras partículas que, após essas transformações, seguem na direcção da superfície terrestre, sem causar grandes danos.
DILEMA
https://youtu.be/K_sAgzRbMu4
sábado, 18 de abril de 2009
O SOL
Marcadores:
infravermelhos,
neutrinos,
raios ultravioletas,
raios x,
sistema de Centauro,
sol
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Da ciência pouco sei... mas do calor e da revolução de hormonas que o sol traz, ah, anseio que chegue o verão brevemente.
É um astro fascinante!! E a questão da luz... bem parece encerrar mistérios insondáveis, que pelo menos a mim me fascinam!! Os fotões, ou "partículas" de luz, energia no estado "puro", sem massa... foi do estudo da luz visível que derivou a Teoria da Relatividade de Einstein... que pode não ter contribuído para os melhores fins (não por culpa do conhecimento, mas dos maus usos que as perversas mentes humana fazem dele), mas que creio ter representado um avanço imenso na nossa compreensão das coisas e do universo...
Boa noite !
Todo os dias reverencio o sol, ainda uqe o dia esteja nublado.
A importancia destre astro, para o principio de nosso planeta deveria ser mais comentado. E nós podemos antecipar transformações atmosferica caso não compreendermos e respeitarmos as leis naturais.
Por mais essa razão, agradeço por utilizar esta ferramenta para dividir conhecimentos beneficos a todos.
Bjs com carinho e uma semana ensolarad em você.
Nuestro adorado Sol!Cuando se transforme en la fase de gigante roja, de aqui a más o menos 6 millones de años, probablemente nos tragara junto con Mercúrio y Vénus.Le pertenecemos!Un abrazo.
vim aprender um pouco mais pois o teu blog nos ensina coisas fantasticas!
Beijinho de lua*.*
Beleza pura! E viva o astro rei! Beijinhos.
E sem ele a vida seria impossivel no nosso planeta,
um abraço!
Postar um comentário