Embora o grande físico e cosmologista inglês Stephen William Hawking, mostre matematicamente que o tempo "é uma abstracção", a verdade é que, para a nossa vida diária, foi necessário inventar uma qualquer maneira de medi-lo.
Desde muito cedo, os antigos preocuparam-se em medir o tempo. Não só no que dizia respeito às modificações que iam constatando acontecerem durante o ano, como também ao que viam acontecer com o correr do dia. Desde que a agricultura passou a fazer parte integrante das suas vidas, e em face das diferentes condições climatéricas que se iam processando ao longo do anos, tornou-se necessário saber as épocas mais favoráveis para fazer as plantações e as colheitas. Os primeiros calendários tinham essa finalidade.
Mas hoje vamo-nos ocupar apenas do facto quase bizarro de, ainda hoje, o dia e a hora não se enquadrarem no sistema decimal.
Se dividimos a hora em sessenta minutos e o minuto em sessenta segundos, é apenas porque na importante cidade que era Babilónia era praticado o sistema sexagesimal. O número sessenta permite múltiplas divisões.
Se dividimos a hora em sessenta minutos e o minuto em sessenta segundos, é apenas porque na importante cidade que era Babilónia era praticado o sistema sexagesimal. O número sessenta permite múltiplas divisões.
Os babilónios dividiam o dia em 24 «parasangs», equivalentes a 720 estádios, uma medida de comprimento, da época, sendo que um estádio equivale a 7.420 metros . E isto, porque pensavam eles, um caminhante lesto era capaz de percorrer essa distância no vinte quatro avos do percurso diário do Sol!
Deve-se a Hipalco, um grego que viveu no século II a.C., a introdução do sistema, na Grécia e depois no resto da Europa.
5 comentários:
É sempre bom conhecermos a origem e a razão de certos conceitos; neste caso a divisão do tempo, em que prevalece o sistema sexagesimal.
Por exemplo, no caso das coordenadas geográficas, coexistem os dois sistemas: sexagesimal(graus) ou centesimal (grados).
O jornalinho anual "Borda de Água" indica, para cada mês, as condições mais favoráveis para as plantações e colheitas.
A divisão diária do tempo é realmente necessária. Porém quanto ao o que é tempo, eu tempo outra teoria, que eu criei. Até agora, não há nada que me mostre que estou errado.
A verdade é que não nos é dado tempo pra todas as coisas, quando o dividiram poderiam ter deixado po dia com 48 horas e a vida com tempo suficiente pra viver tudo que desejamos.
Seja em que parte for do mundo a hora é já, ou fui-se com o tempo...
obrigada pela visita, esteja a vontade para voltar, beijo em seu coração!
Rosana Morena
Vieira
...é sempre hora e momento de aprender!
muito obrigada
xis létinha
Postar um comentário