DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 28 de outubro de 2014

O PICO DO CICLO SOLAR DOS 11 ANOS


É bem conhecido dos astrónomos, o "Ciclo Solar dos 11 Anos". Esse ciclo é uma consequência das variações do número de manchas escuras e de explosão solares e é conhecido e registado desde 1755.
Neste momento, as explosões do Sol atingiram o máximo (o que acontece todos os 11 anos, dando o nome ao ciclo). Essas explosões processam-se numa área solar gigantesca, desde 26 de Outubro. É libertada uma poderosa radiação, constituída principalmente protões de alta velocidade que se deslocam a 400 quilómetros, por segundo. Tem pouca ou negligenciável influência sobre a vida.
Já o mesmo não acontece aos satélites que estão a orbitar o planeta, como por exemplo os dos GPS, que se encontram no espaço, fora dos escudos protectores que são o campo magnético e atmosfera terrestre.

Mas a influência dessas variações de produção de energia, por parte do Sol, podem ter grande influência no clima da Terra. E convém aqui recordar o que aconteceu entre 1645 e 1715 (a chamada Pequena Era Glacial), quando a actividade solar desceu muito. Nesse período, chamado de "O Período de Maunder", as manchas solares tornaram-se muito raras e as temperaturas na Europa (e não só) causaram invernos extremamente frios. O inverno de 1708 a 1709 foi o inverno mais rigoroso já registado e coincidiu com o registo mais baixo de manchas solares.
O que intriga e preocupa os astrónomos é que esses ciclos têm vindo a decrescer de intensidade (ver gravura).
O que pode acontecer, para nos livrar de piores males... é que o Sol tenha também ciclos de cerca de cem anos e, felizmente, há indícios disso.

4 comentários:

Voyance mail disse...

Vraiment agréable ce site et en plus il est complet et simple en recherche. Je t’en remercie beaucoup pour ces moments de détente.

voyance gratuite en ligne

voyance gratuite mail disse...

Olá;
é bom; Seu site! Muito para ver e sei ... Eu colocá-lo em meus favoritos e eu certamente.
Boa sorte e vida longa para o seu blog!

voyance mail gratuite serieuse disse...

Obrigado por todo o trabalho envolvido e toda a diversão que eu encontrar

voyance en ligne gratuite disse...

Os meus sinceros parabéns para o seu site! Ele me ajudou muito e gostei, especialmente que todas as suas ações são interessantes. Longa vida para o seu site. Acima de tudo, nunca desista; seu blog é realmente no topo!
Boa sorte