DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quarta-feira, 4 de março de 2009

ANDRÓMEDA

:
-

A religião da Antiga Grécia sustentava-se em mitos, deuses para todas as situações, personagens fabulosas, semi-deuses e heróis humanos transformados em divindades.
Os deuses eram entidades superiores, imunes ao perpassar do tempo, mas com aparência humana e muito frequentemente adoptando comportamentos humanos, os mais variados. Tinham a faculdade de comunicar com os homens por intermédio de quem lhes apetecesse, sem que os hospedeiros, transmissores da mensagem, tivessem qualquer conhecimento do que estavam a fazer.

E protagonizavam histórias muitas vezes belas, outras vezes vis, sórdidas, de amores proibidos, traições, vinganças e interesses, à semelhança do que fazem os homens.

Essas histórias chegaram até nós pelas lendas, cânticos, icnografia, poemas e outras obras literárias, e descrições transmitidas geralmente pela tradição oral.

A história sobrenatural de Andrómeda começa com sua mãe, Cassiopeia, que se gabava ser mais bela que as próprias Nereides, umas formosíssimas ninfas, filhas do deus do Mar. Estas, ofendidas com o desplante, queixaram-se ao pai, o tal deus do Mar, Poseidon. E este para vingar as filhas, mandou um monstro marinho, Cetus (a baleia), para destroçar a Etiópia, cujo rei era Cefeu, esposo de Cassiopeia.
Porém, neste imbróglio meteram-se os oráculos (adivinhadores do futuro), que avisaram Cefeu do que se iria passar, podendo ele remediar a questão se sacrificasse a filha, Andrómeda. Então, para salvar o seu povo, Cefeu mandou amarrar Andrómeda a um rochedo para ser devorada pelo monstro.
A história haveria de acabar em bem, pois, entretanto, surgiu em cena o herói Perseu, que matara a Medusa, cortando-lhe a cabeça. Mostrando-a a Cetus, transformou-a em pedra, na própria rocha, e salvou a princesa. Como resultado destes extraordinários acontecimentos, e no que à Astronomia diz respeito, Andrómeda foi posta no céu, em forma de galáxia e Perseu, de constelação.


.-

.Imagem Google: Perseu libertando Andrómeda

7 comentários:

Pena disse...

Genial e Consagrado Poeta Amigo:
A Mitologia grega sempre me fascinou.
Dá vida a uma história mítica plena. Interessante. Conhecida, mas esquecida.
Fez bem! Saber e conhecer é a nossa virtude como seres humanos pensantes e inteligentes..., como o faz admiravelmente com uma beleza imensa e rara, delicia...!
Fantástico! Jazia esquecida em mim e no que sou.

Abraço cordial de respeito e estima gradiosas pela sua atitude de imensa significação em todos os domínios do saber...
Bem-Haja, Amigo!

pena

Elena disse...

Las historias de los dioses iluminaron al pueblo griego y eran simbolos de la imaginación humana.Hasta la proxima.

Goldfinger disse...

Caro amigo Vieira Calado

Venho desejar-lhe um resto de domingo bem passado.
Espero que se encontre bem de saúde, pois isso é o mais importante,
Deixo-lhe um abraço

António

jorge esteves disse...

Se bem que já lhe conhecesse os contornos (da história, é claro, não da dita, que é cá dum tamanhão que deus-me-livre...), ainda havia umas coisitas para aprender...

abraço!

p.s. - ó amigo Calado, que raio aconteceu ao texto que as letras assustaram-se e puseram-se umas pequerruchinhas e outras grandonas?!...

Vanuza Pantaleão disse...

Vieira, meu amigo!
Você, como grande intelectual que é, sabe que a Mitologia Grega sempre nos trouxe e trará contribuições inestimáveis. Por vezes, quando me sobra um tempinho, me ponho a fazer umas pesquisas particulares e fico fascinada com os Gregos e Filósofos.
Boa semana!!!Bjs

Vanuza Pantaleão disse...

Muito apropriada a sua opinião sobre a Artista Carmen Miranda que, mesmo tendo que se americanizar, está ainda no Olimpo da Sétima Arte.
Um abração!!!

Valentim Coelho disse...

Olá,
a mitologia está na origem de muito nomes de constelações, estrelas, planetas, etc, etc, por isso sempre associada à astronomia.
Um abraço