DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A NOSSA GALÁXIA

..

A nossa galáxia (a Via Láctea, ou Estrada de Santiago), faz parte dum conjunto chamado Grupo Local, que inclui a Andrómeda, as duas Nuvens de Magalhães, Fornax, Leo I e Leo II, Escultor, Draco e Carina, entre outras. Estas galáxias, por sua vez, têm pequenas outras que lhes estão directamente associadas. Por isso também se lhes chama galáxias satélites. Uma das mais conhecidas é a do Triângulo, subsidiária da espiral gigante Andrómeda. As duas Nuvens de Magalhães (assim chamadas porque terão sido vistas pela primeira vez por europeus, durante a célebre viagem de circun-navegação, em 1519, pelos tripulantes da armada do navegador luso, no hemisfério austral), são visíveis a olho nu, no dito hemisfério. No entanto, sabe-se que os mais antigos registos já dão conta da sua existência. Esse registo atribui a um persa, Al Sufi, o seu visionamento, em 964 a.C.
A Galáxia, uma estrutura com uma forma espiralada, com três braços distintos, é quase plana, tendo um diâmetro de mais de cem mil anos-luz. Como tudo (parece), no Universo, está em rotação, perfaz uma volta completa em 220 milhões de anos. Assim sendo, o Sol já deu umas 25 voltas, juntamente com as outras estrelas, desde a formação da Galáxia, há uns 5 500 milhões. Estes números surgem porque se conhece a idade do Sol, a partir do seu hidrogénio já foi transformado em hélio.
.

10 comentários:

Porcelain disse...

As galáxias são lindas... parecem pinceladas que alguém se lembrou de dar no espaço sideral... as minhas favoritas são as galáxias espirais...

:-) Abraços!

Angela Ladeiro disse...

Meu Deus...já me lembrava de pouco! Ainda bem que aqui posso reaprender...Um abraço

José Leite disse...

A nossa galáxia é bela... será que o nome está na origem do abaixamento de preço do leite? Deve haver leite a mais...

Ana Paula Sena disse...

Factos fascinantes! A astronomia revela-nos uma imensa beleza, ainda que algo incompreensível.

Obrigada :)

Elena disse...

Gracias por su información sobre el camino de Santiago.
Lei en un libro sobre el tema de las galaxias una característica que me pareció muy curiosa,el llamado "canibalismo galáctico".Su significado es que las galaxias grandes como la Via Láctea suelen devorar a los vecinos más pequeños y más próximos.Y parece ser que el fin de nuestra galaxia sera colisionar con Andrómeda, aproximadamente dentro de 2000 años.
Saludos.

Elena disse...

Pido disculpas, tiene toda la razón,me faltan los !millones! son 2000 millones de años.He debido sufrir de "canibalismo de termino"
Saludos.

Persida Silva disse...

Olá amigo, foi um prazer ter recebido seu comentário, vejo que é apaixonado pela astronomie, eu agora ando a fazer um projecto de pinturas sobre astros, cometas,galaxia e bem de outros astros afim de fazer uma exposição mas; nessas pinturas elas serão um pouco sofisticadas, para dar um brilho mais extenso na visão nessa área, vamos lá ver o que vai dar,vi que é poeta pois faz livros sobre a astronomia que bom...Envio-lhe minhas saudações amigáveis.

xistosa, josé torres disse...

Agora, que parece que se descobriu, que o leite de vaca provoca o cancro da mama e da próstata, por isso é que os chineses não o bebem.
Mas parece-me que a mixórdia que faziam (com melamina) ainda era pior.
Não sei a veracidade disto, mas que li, não duvide.
Já as Nuvens de Magalhães, invadiram as escolas, mas parece-me que agora estão a invadir (também em nuvens) as feiras de velharias.

Agora um pouco mais a sério, ainda me recordo que a constelação Andrómeda era um conjunto de mais de cinquenta estrelas.
Os outros nomes são todos novos ...

Por isso venho aqui.
Posso não fixar tudo, mas aprendo algo.
E esse pouco já me fez brilhar ...
Obrigado amigo Vieira Calado e não ligue ao que escrevi.

Isabel José António disse...

Caro Amigo Vieira Calado,

Lindas as fotos das galáxias.

Ainda sobre a Física Quântica, já reparou que as estruturas das galáxias (em espiral) são como as estruturas do ADN (também em espiral)? Uma das Lei Herméticas (do tempo do Antigo Egito) dizia que "O que está em cima é como o que está em baixo". Traduzido por linguagem moderna dir-se-á que "O Macrocosmos é como o Microcosmos".

Talvez que, se quiser, possamos trocar alguma informação sobre estas questões por mail. Depois diga qualquer coisa.

Um abraço

José António

Valentim Coelho disse...

Olá Vieira,
mais um bom interessante registo sobre astronomia.
A Elena tem razão. A nossa galaxia está em rota de colisão com outras galaxias, pois ela também gira em redor de um ponto com maior gravidade. Parece-me que o ser humano nessa altura já não existirá. Mas vamos desenvolver um robot para poder tirar fotos quando chegar a altura, só para podermos dizer que o momento será registado, pois as fotos não servirão para nada. eh eh!