DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quinta-feira, 14 de maio de 2009

OS NOMES DAS ESTRELAS

..
,
URSA MAIOR
,
.
Às estrelas principais de uma determinada constelação são atribuídas letras gregas e a designação latina (o genitivo ). Assim, Aldebaran, um nome que vem dos árabes, uma gigante vermelha, é a alfa de Taurus. Geralmente é atribuída a letra alfa, a primeira do alfabeto grego, à estrela de maior brilho. Segue-se beta, gama, delta, etc. Estas designações tiveram origem no século XVII e foram instituídas por Bayer, em 1603. Mas as constelações não se limitam às estrelas mais brilhantes. Outras há, por vezes de fraca luminosidade, que também lhes dizem respeito. Estas nomenclaturas, para além do nome e consequente localização da própria constelação, servem para melhor referenciar outros “objectos” do espaço que elas parecem projectar no céu, vistas por nós, da Terra. Por exemplo, nebulosas, cúmulos de estrelas, galáxias distantes. Ou ainda, num dado momento, a posição dum qualquer planeta, asteróide, ou cometa.
São uma ajuda preciosa, principalmente para os amadores que não possuam instrumentos que localizam todos os objectos, por intermédio das coordenadas celestes.
.
Imagem Google (promenor)

9 comentários:

Porcelain disse...

Acho os nomes que se atribuem ás estrelas e aos corpos celestes fascinantes... que haja imaginação para os baptizar condignamente, não apenas com XNTZ45 e coisas semelhantes... :)

Um abraço!

Persida Silva disse...

Amigo Vieira Calado, as exposições não são para ainda deve ser talvez para o fin deste ano se Deus quizer, pois tenho muito trabalho a fazer ainda, agradeço pela sua simpatia e amabilidade. Gosto muito do seu blog, pois fala sobre os astros.
Saudações

jorge esteves disse...

O cá venho eu aprender, amigo Calado. Eu gosto, especialmente, desta temática. Um dia ainda escreverei qualquer coisa sobre isso...
Até lá vou aprendendo, por aqui!

abraço!

Valentim Coelho disse...

Olá Vieira Calado,
Isto eu não sabia. Ainda bem que estamos sempre a aprender.
Abraço

Unknown disse...

uma viagem às estrelas. Ora está algo que vem no seguimento do meu post.
Vale sempre a pena aqui vir voar.
Boa semana.

Elena disse...

Que precioso nombre el de Aldebaran,los árabes fueron también unos grandes estudiosos del Universo.Saludos

Ana Paula Sena disse...

Gostei de saber tudo! Mas o detalhe do nome em árabe, achei muito interessante. Afinal, toda a sua navegação levou-os, concerteza, a olharem o céu com olhar investigador e organizador.

Agora entendo algo como quando se diz "...encontra-se em Alfa Centauro...", por exemplo.

Muito obrigada :))

Cumprimentos e votos de uma óptima semana...

MICHELLY disse...

DUVIDAS POR EXEMPLO EXISTE ALGUMA ESTRELA COM O MEU NOME?

MICHELLY disse...

Eu gostei da explicaçao mas tenho duvidas,por exemplo:Existem estrelas com o meu nome?