DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

terça-feira, 19 de maio de 2009

CONSTELAÇÃO do SAGITÁRIO

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.

-


Sagitário é uma das constelações do Zodíaco. O seu principal interesse astronómico deve-se ao facto de projectar-se nas regiões centrais da Galáxia. É representado na Mitologia por um centauro – uma figura fantástica, meio homem meio cavalo. Está armado com um arco e uma flecha que aponta para o Escorpião (outra constelação do Zodíaco).
Curiosamente, as estrelas de Sagitário, tem nomes que remotam aos árabes: Rukbat – o joelho, Ascela – a axila, Al Nash – a ponta da seta (apontada ao ferrão do Escorpião), Nunki – o peito do centauro.
A posição da constelação implica que ela seja muito rica em nebulosas e aglomerados de estrelas. É necessário utilizar instrumentos ópticos para poder visualizá-los a todos. Para alguns deles, basta um bom binóculo.
Três nebulosas merecem destaque, na banda da luz visível: a nebulosa do Lago (M8),- na gravura, a M 17 (NGC 6618) - nebulosa da Ferradura ou Ómega, e a Trífide, M 20, a 50 mil anos-luz. Todos estes objectos são conhecidos pela letra M e um número de catálogo que foi elaborado por Charles Messier, em 1764. A designação NGC é dum catálogo mais recente.

Quanto aos aglomerados de estrelas, ou cúmulos, podemos ver o M22 (NGC 6656), de umas 70. 000 estrelas, que é um dos mais chegados ao Sol, apenas a 10 anos-luz. Num outro, M 23, haverá apenas umas 130 estrelas, bem distanciadas, por isso se lhe chama aglomerado aberto. Não muito diferente é o M 25, a uns 2 000 anos-luz, de 86 estrelas. Mas, na região, há uma multidão de outros, só perceptíveis com bons instrumentos ópticos.
No entanto, se observarmos na faixa dos raios x e nas ondas-rádio, podemos dar-nos conta de qualquer coisa de verdadeiramente extraordinário: provavelmente o efeito produzido por ondas de choque de super-novas (grandes e pesadas estrelas em estado explosivo) que aqueceram as nuvens de gás a milhões de graus e que alimentam o que se crê ser um buraco negro, denominada Sagitário A.

11 comentários:

Valentim Coelho disse...

Tantas estrelas que há no ceu.
Será que outros mundos como o nosso haverá?
Um abraço

francisco disse...

E não se pode lá ir de barco... à vela?

mariam [Maria Martins] disse...

V.Calado,
Já não vinha aqui há muito, hoje coloquei a 'leitura em dia' :)

Obrigada por todas estas partilhas, tão interessantes :)

um grande abraço
mariam

Angela Ladeiro disse...

Aqui se aprende! E o tema é apaixonante!

Peter disse...

Não sei se conhece o blogue:
http://outrafisica.blogs.sapo.pt/
Está no meu blogue, sob a referência "alf", que eu suponho ser o "nick" de um cientista.
Põe em causa tudo o que devemos ter lido em livros de divulgação científica, escritos por cientistas consagrados internacionalmente.

Qd tiver tempo dê por lá uma vista de olhos e depois diga-me a sua opinião. Atenção aos comentários e principalmente às respostas dadas pelo "alf".

Agradecia.

Elena disse...

Es emocionante pensar todos los descubrimientos que nos esperan. Como dice la astrónoma portuguesa, Teresa Lago,"sermos capazes de ir montando, peça a peça, um puzzle de tal complexidade e vermos que ele faz sentido. Um puzzle cuja dimensão e imagem global desconhocemos, mas que vamos antevendo, passo a passo."
Felicitarle por el post , tan rico en informaciones. Un saludo.

xistosa, josé torres disse...

Sou Sagitário e é verdade que gosto de me projectar nas regiões centrais.
Só que não sou meio homem, meio cavalo, mas meio homem, meio burro.
Mas penso em progredir e chegar à promoção.
Se não for neste governo que seja no próximo.

Agora com os pés assentes no chão.
Gostei do que li.
Sempre fica algo mesmo numa cabeça oca destas matérias, como eu conheço uma.

Obrigado por mais esta lição e um bom fim de semana.

Alberto Oliveira disse...

... já dizia o "outro": "o céu é o limite." Mas penso que não. O "céu", tal como o imaginávamos, já não é o limite de coisa nenhuma. Tão pouco, como antes se dizia "se te portares bem vais para o "céu". Assim, sem mais nem menos, nem morada certa de carteiro...

Bom domingo e sorrisos.

Joice Worm disse...

Ei, ainda não tinha vindo aqui, Vieira. Imagine, deu-me uma saudade danada de ti, e tive que ir até as estrelas para lhe encontra! Hehe...
Beijos amigo, existe vida além da Cafetaria? Argh! Nem imaginas as poucas horas que durmo só para estar escrevendo... Mas gosto da vida assim, adoro trabalhar sobre pressão. Beijos meus para ti, meu querido!

Porcelain disse...

Sagitários e buracos negros... curiosa associação a ser analisada caso a caso... :)

Abraços!

JOY disse...

Amigo Vieira Calado


Passei para lhe deixar um abraço.

Joy