DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

quarta-feira, 19 de maio de 2010

VÉNUS

PLANETA : VÉNUS.... planetas #3


A verdadeira natureza de Vénus só veio a ser conhecida depois de 1960, quando foi possível observá-lo na banda das ondas-rádio.
Até então, pensava-se que planeta estaria coberto de espessa vegetação, com oceanos de água ou de hidrocarbonetos e uma espessa atmosfera.
Também muitos acreditavam que fosse habitada pelos venusianos.
Os primeiros observadores do céu julgavam que Vénus não seria um planeta, mas sim dois, pelo simples facto de que geralmente só é facilmente vista pela manhã e depois à tarde. Na verdade, pelo facto de girar mais perto do Sol do que nós, (e embora seja o objecto mais brilhante do céu, a seguir ao Sol e à Lua), não é fácil vê-la em pleno dia. Assim, é tanto conhecida pela “estrela da manhã”, como pela “estrela da tarde”.
Na verdade, o planeta gira em volta do Sol, de leste para oeste, ao contrário da Terra. Um dia, em Vénus, equivale a 243 dias terrestres, sendo maior que o ano venusiano, que tem apenas 225 dias!

Tal como a Lua, é vista da Terra, num ciclo de fases, como a que se pode observar na gravura.
O planeta é conhecido desde tempos pré-históricos e é curioso que os maias elaboraram calendários que se baseavam no ciclos de Vénus.
Vénus é muito parecida com a Terra, em diversos aspectos: é um astro rochoso, constituiu-se a partir da mesma nebulosa, ao mesmo tempo que a Terra e tem uma massa, densidade e volume apenas ligeiramente inferiores. A sua distância ao Sol de cerca de 108 milhões de quilómetros comparados com os 150 milhões (uma unidade astronómica), que nos separam do astro-rei.
Quanto ao resto, sabe-se hoje, possui uma enorme e espessa atmosfera constituída por anidrido carbónico, praticamente sem vapor de água, não tendo oceanos.
As suas nuvens contêm gotículas do corrosivo ácido sulfúrico, uma pressão atmosférica, à superfície, mais de noventa vezes a que temos na Terra e temperaturas de 480º centígrados! Esta temperatura é devida principalmente ao efeito de estufa causado pelo anidrido carbónico.
Assim sendo, as primeiras sondas terrestres que para lá foram enviadas, não conseguiram vencer esses obstáculos e desfizeram-se ao descer na corrosiva e pesadíssima atmosfera, antes de poder enviar informações úteis.
Recentemente têm recorrido a outros métodos, para melhor conhecer o planeta, já que a atmosfera do planeta impede fotografar a sua superfície.
Utilizam-se radiotelescópios, sistemas de radar e sondas que se aproximam do planeta. Sabe-se agora que essa superfície é relativamente recente, onde existem grandes planícies cobertas de lava e rochas vulcânicas, atravessadas por correntes de lava e canais que se estendem por centenas de quilómetros
.

6 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
o teu Blog,
é um manancial de conhecimento,
parabens,
,
um abraço,
*

MEU DOCE AMOR disse...

Adorei.Em poucas palavras,mostraste como é vènus...mas não é que sonhei? A sério!...

Beijinho doce:)

Valquíria Calado disse...

Amigo eu tenho lido na Bíblia ser a estrela da manhã o sol, referencia também dada a Jesus;
Tenho observado sua mudança em não mais falar dos deuses gregos relacionados aos planetas, se tivesse feito poderia ter agradado aos "sonhos" dos leitores que acham ser Vénus a deusa do amor, ou lembraram de outra parte física, seu blog esta bombando nas emoções femininas. que os astros me perdoem mas tudo gira na direcção do sol.

Val Du disse...

Que beleza!

Beijos.

Carlos Sameiro disse...

Boa tarde

O seu blog é interessante.
É conhecimento e informação, um bom trabalho, sem dúvida.
Na nossa vida, é importante a partilha de saberes.

Abraços
Carlos Sameiro

Juliana Sphynx disse...

Extremamente didático o post. Não sabia de muitas das informações. Adorei a postagem, vou esperar pelos próximos planetas
=D